
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 05/05/2018 – 5ª Semana da Páscoa – Sábado
Primeira Leitura
Primeira Leitura (At 16,1-10)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 99)
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
Evangelho
Evangelho (Jo 15,18-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
O mundo de Deus é sublime e eterno, não tem comparação com esse mundo sujo
“Se o mundo vos odeia, sabeis que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence” (João 15,18-19).
A Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro hoje, faz-nos distinguir o mundo que se afastou de Deus, que não aceita as coisas d’Ele, odeia a verdade e opõe-se ao mundo criado por Ele, pois este é bom e tem de ser cuidado, amado e valorizado.
Se somos discípulos de Jesus e procuramos viver como filhos de Deus, é óbvio que esse mundo vai nos odiar, porque não pertencemos a ele. Quando eu digo “pertencer a esse mundo” não quer dizer que somos extraterrestres; pelo contrário, quer dizer que vivemos nele, mas nossa mentalidade é do Céu, é a mentalidade de Cristo.
As concepções do Evangelho são, muitas vezes, rejeitadas, e tornam-se algo abominável para muitos. Há muitas críticas, perseguições, muitas pessoas que escarnecem na fé, na religião e na verdade. Qual é a nossa resposta diante desse quatro?
Se o mundo semeia ódio, não semeemos ódio, não respondamos com ódio, não partamos para o combate como muitos querem fazer, cedendo à discussões tolas, vazias, que não chegam a lugar nenhum. Evangelizemos o mundo, mas não briguemos com ele, porque nem existe rivalidade entre nós e ele. O mundo de Deus é sublime e eterno, mas não tem comparação com esse lugar sujo em que vivemos. Amemos os nossos irmãos, amemos uns aos outros, evangelizemos, anunciemos o Evangelho, mas não podemos ceder às tentações mundanas.
A grande tentação não são os prazeres do mundo, porque este quer nos colocar em brigas e competitividades, mas essas competições não são saudáveis. Anunciemos o Evangelho sem precisar rivalizar, guardemos o Evangelho. O nosso esforço, a nossa briga e determinação é para nos revermos. E quanto mais nos cobram, quanto mais nos atiram pedras, mais precisamos colocar a mão na consciência e dizer: “Preciso me converter. Preciso ser melhor. Preciso ser mais de Deus. Não posso ser mundano, mas sim levar a santidade como compromisso de vida”.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/vivemos-no-mundo-mas-pertencemos-ao-ceu/?sDia=5&sMes=05&sAno=2018