Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 26/08/2018

Liturgia Diária 26/08/2018 – 21º Domingo del Tiempo Común

Evangelio (Juan 6:60-69)

Evangelio (Juan 6:60-69)

— El Señor esté con vosotros.

— Y con tu espíritu.

— Proclamación del Evangelio de Jesucristo + según San Juan. 

— Gloria a Ti, Señor.

60 Muchos de sus discípulos, al oírle, dijeron: «Es duro este lenguaje. ¿Quién puede escucharlo?» 61 Pero sabiendo Jesús en su interior que sus discípulos murmuraban por esto, les dijo: «¿Esto os escandaliza?
62 ¿Y cuando veáis al Hijo del hombre subir adonde estaba antes?… 63 «El espíritu es el que da vida; la carne no sirve para nada. Las palabras que os he dicho son espíritu y son vida. 64 «Pero hay entre vosotros algunos que no creen.» Porque Jesús sabía desde el principio quiénes eran los que no creían y quién era el que lo iba a entregar. 65 Y decía: «Por esto os he dicho que nadie puede venir a mí si no se lo concede el Padre.» 66 Desde entonces muchos de sus discípulos se volvieron atrás y ya no andaban con él. 67 Jesús dijo entonces a los Doce: «¿También vosotros queréis marcharos?» 68 Le respondió Simón Pedro: «Señor, ¿donde quién vamos a ir? Tú tienes palabras de vida eterna, 69 y nosotros creemos y sabemos que tú eres el Santo de Dios.»

— Palabra de la Salvación.

— Gloria a Ti, Señor.

Homilia

Não paremos nas exigências da Eucaristia; pelo contrário, aprofundemos nossa vida eucarística, nossa comunhão com o Senhor

A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,68-69).

Escutamos, hoje, no Evangelho, a conclusão do grande e maravilhoso discurso de Jesus sobre o Pão da Vida. Ele nos mostrou que Ele é o Pão da Vida, que o Seu Corpo, a Sua Carne são o pão, o alimento que nos sacia para a vida eterna.

Muitos discípulos que seguiam Jesus acharam o discurso d’Ele duro demais, e O abandonaram, não O quiseram seguir, porque achavam que não dariam conta, não concordavam nem acolhiam aquilo que o Mestre dizia.

A comunhão com Jesus, de fato, não é uma coisa simples. O discurso é belo, mas ter comunhão com Jesus exige desprendimento da alma, entrega de coração, morte do orgulho e da nossa maneira humana de ver. Para que possamos ter comunhão com o Senhor, não basta receber a Eucaristia na boca, é preciso que o corpo, a alma e o coração se convertam, para que vivamos uma união mística de entrega e união com Ele. 

A Eucaristia é um desafio de vida, é muito mais do que participarmos das missas, das celebrações e recebermos o Corpo e o Sangue do Senhor. A Eucaristia é ter a vida de Cristo em nós. Às vezes, a nossa maneira de participar da Eucaristia é relapsa, de qualquer jeito, comungamos ali e mal fazemos uma comunhão de oração com o Senhor, saímos da Missa e até esquecemos que recebemos e entramos na comunhão com o Senhor, por isso a Eucaristia é exigente.

A pergunta de Jesus, apesar das exigências que a Eucaristia faz para a nossa vida, é: “Nós queremos também abandoná-Lo?”.  Muitos já O abandonaram! Pedro deu a resposta mais precisa: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”. Em nenhum outro encontramos vida, consolo e eternidade a não ser em Jesus. Não paremos nas exigências da Eucaristia, pelo contrário, aprofundemos nossa vida eucarística, nossa comunhão com o Senhor, nossa relação com Ele, porque a Eucaristia nos coloca em comunhão com a eternidade e com a presença de Deus no meio de nós.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/eucaristia-nos-coloca-em-comunhao-com-eternidade/?sDia=26&sMes=08&sAno=2018