Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 02/11/2019

Liturgia Diária 02/11/2019 – 30ª Semana do Tempo Comum – Sábado – Fiéis Defuntos

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Is 25,6a.7-9)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

Naquele dia, 6ao Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 26)

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu tremerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,/ e é só isto que eu desejo:/ habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida;/ saborear a suavidade do Senhor/e contemplá-lo no seu templo.

— Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,/ atendei por compaixão!/ É vossa face que eu procuro./ Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!

— Sei que a bondade do Senhor/ eu hei de ver na terra dos viventes./ Espera no Senhor/ e tem coragem,/ espera no Senhor!

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Jo 3,1-2)

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Jo 6,37-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros” (Jó 19,25-26).

Hoje, celebramos nossos irmãos falecidos, a Igreja comemora todos os fiéis defuntos. Fazemos memória a todos aqueles nossos entes que já partiram para a eternidade.

Um dia por ano, a Liturgia nos dá a graça de celebrarmos todos eles. Na verdade, trata-se da comunhão dos santos, a comunhão da Igreja.

A Igreja vive a comunhão conosco que estamos aqui, somos a Igreja peregrina, fazemos comunhão com a Igreja que está no Céu, que já é a Igreja triunfante com Deus; e fazemos comunhão com a Igreja padecente, nossos irmãos que partiram desta vida mas ainda passam pelo processo de purificação no purgatório.

É uma realidade linda, maravilhosa e admirável da nossa fé, é a maior expressão da misericórdia de Deus. Deus não é oito nem oitenta, Ele é a extrema bondade e misericórdia.

Que a saudade seja cultivada pela fé e pela certeza de que nos encontraremos todos juntos na casa do Pai

A bondade e a misericórdia de Deus comportam também a justiça de Deus. Se não nos santificamos de forma suficiente para estarmos na presença d’Ele (porque precisamos ser totalmente santos, purificados e renovados) teremos a antessala do Céu que é o purgatório. E tantas almas estão ali padecendo, esperando a purificação plena para poder participar da glória de Deus.

No dia de hoje, somos convidados a orarmos pelas almas do purgatório, pelos nossos irmãos que já foram para a eternidade para que possam alcançar plenamente a purificação dos seus pecados.

O Livro dos Macabeus fala-nos da importância da oração pelos mortos, o quanto é importante oferecermos o sufrágio pelos seus pecados, para que, eles também sejam considerados justos e dignos de participarem da glória celeste. Um dia também seremos nós. E quanto precisaremos da oração dos irmãos que estarão juntos.

No dia de hoje, façamos comunhão, ofereçamos nossa oração, nossa penitência e nossa presença nos cemitérios para orarmos pelos nossos irmãos que já partiram.

É verdade que, o dia de hoje, provoca muita saudade no nosso coração, quando fazemos memória de tantas pessoas queridas. A saudade é saudável se é movida, sobretudo pela fé, quando deixamos que a fé guie, ilumine e direcione, para que a saudade não se transforme num remorso, numa dor profunda e mortal, mas que a saudade seja cultivada pela fé e pela certeza de que nos encontraremos todos juntos na casa do Pai.

Que os nossos irmãos falecidos encontrem em Deus o repouso eterno. E, o nosso coração, cheio de saudade, encontre em Deus o consolo.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/que-nossos-falecidos-encontrem-em-deus-o-repouso-eterno/?sDia=2&sMes=11&sAno=2019