Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 03/11/2019

Liturgia Diária 03/11/2019 – 31º Domingo do Tempo Comum – Solenidade de Todos os Santos

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”.

4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.

9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?”

14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”.

E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 23)

— É assim a geração dos que procuram o Senhor!

— É assim a geração dos que procuram o Senhor!

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?”/ “Quem tem mãos puras e inocente coração,/ quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”./ “É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face”.

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Jo 3,1-3)

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Mt 5,1-12a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3).

A Igreja nos dá a graça de celebrar num único dia, todos os Santos. Aquela multidão de homens e mulheres que participam da eternidade feliz junto a Deus.

É verdade que conhecemos mais os santos que foram canonizados, que nos foram apresentados pela própria Igreja para serem venerados, reconhecidos e, ao mesmo tempo, invocamos à intercessão deles junto a glória de Deus. Mas a multidão que ocupa o Céu é incontável, tantos homens e mulheres que não serão canonizados, mas, com certeza, estão na glória de Deus. Nossos pais, pessoas que conhecemos, próximas a nós que viveram de fato uma santidade de vida.

É, por isso, que Jesus está nos chamando de bem-aventurados, quer dizer felizes para sempre, quer dizer “Eles participam da felicidade feliz junto de Deus”. O que caracteriza a santidade? O que faz alguém, de fato, ser santo? Todos nós precisamos desse passaporte carimbado pela santidade para entrarmos na glória celeste.

A primeira coisa é, de fato, termos um coração celeste, cuja a única e maior riqueza é somente Deus, é onde colocamos a riqueza, onde colocamos a razão maior do nosso viver. É Deus, é o Reino dos Céus.

Santidade não é privilégio nem luxo para alguns, santidade é a obrigação que nós recebemos com o nosso batismo

O Céu é o lugar dos puros, dos pacíficos, dos mansos, dos humildes, dos justos, dos que são perseguidos e humilhados, daqueles que vivem as bem-aventuranças evangélicas como normas de vida e não se entristecem, não se envaidecem e não se deixam levar pelo sentimento do mundo. Pelo contrário, são movidos pelo amor e pela paixão por Cristo que, por Ele, vivem o desprendimento da alma e do coração.

Tenhamos como meta da nossa vida a santidade. Santidade não é privilégio nem luxo para alguns, santidade é a obrigação que nós recebemos com o nosso batismo que nos lavou, nos purificou, nos renovou e somos impulsionados, desde a nossa primeira infância. Os nossos pais nos levaram para sermos santos.

Precisamos de crianças santas, de adolescentes santos, de jovens, de homens e mulheres santos. Todos nós tenhamos a santidade como meta de vida. Não façamos da santidade uma coisa aleatória ou uma brincadeira. “Ela é beata, é santa”. É nossa obrigação sermos santos.

Neste mundo em que a santidade é desprezada e os valores mundanos tomam conta do coração, precisamos nos impregnar da vontade e do desejo de buscarmos o Céu, porque é lá que estaremos um dia, se vivermos a santidade agora. Junto a todos os nossos que já estão na glória de Deus.

Se ontem celebrávamos a Igreja que padece no purgatório, hoje, celebramos a Igreja que triunfa no Céu com Jesus. É para lá que todos nós queremos ir.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/tenhamos-santidade-como-meta-de-vida/?sDia=3&sMes=11&sAno=2019