Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 17/05/2020

Liturgia Diária 17/05/2020 – 6º Domingo da Páscoa

Salmo Responsorial (Sl 65)

Salmo Responsorial (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ cantai salmos a seu nome glorioso,/ dai a Deus a mais sublime louvação!/ Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!/ Toda a terra vos adore com respeito/ e proclame o louvor de vosso nome!”/ Vinde ver todas as obras do Senhor:/ seus prodígios estupendos entre os homens!

— O mar ele mudou em terra firme,/ e passaram pelo rio a pé enxuto./ Exultemos de alegria no Senhor!/ Ele domina para sempre com poder!

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:/ vou contar-vos todo bem que ele me fez!/ Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,/ não rejeitou minha oração e meu clamor,/ nem afastou longe de mim o seu amor!

 

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Pd 3,15-18)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.

16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal. 18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Jo 14,15-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco” (João 14,15).

Que beleza é a Palavra e a graça de Deus para a nossa vida! Aquele que ama a Deus guarda os mandamentos do Senhor. Sabemos que guardar é o contrário de ignorar. Porque podemos falar que amamos a Deus, mas ignoramos a Palavra d’Ele, os mandamentos e ensinamentos do Senhor, e a graça d’Ele não permanece em nós, o amor d’Ele não fica em nós, porque nós O ignoramos.

Por favor, não se lembre de Deus somente quando você necessita e está aflito. Sim, nessas horas se lembre, mas permaneça sempre n’Ele, porque, quando permanecemos em Deus, Ele nos dá a maior das dádivas: o Espírito da Verdade. O mundo não recebe esse Espírito e nem é capaz de conhecê-lo, mas ele é dado para aquele que ama a Deus. É o presente mais sublime, o dom maior do Alto, é a graça que nos tira da orfandade.

Não permanecemos órfãos, Deus não nos deixa órfãos, pelo contrário, Ele se manifesta e vem a nós, fica conosco pelo Seu Espírito porque quem acolhe os Seus mandamentos e os observa, esse sim ama a Jesus de verdade.

Dizer que ama a Jesus, qualquer pessoa pode dizer, expressar, gritar, cantar, e não é dessa forma. Talvez, aqueles que silenciosamente vivem uma vida cristã, escondida, serena, não chamem tanta atenção, mas vivem uma particularidade, uma vida laboriosa no espírito, na alma e no coração, mergulhando a sua alma em Deus, deixando ser trabalhado, direcionado, guiado e conduzido por Deus para observar os Seus mandamentos.

Quem acolhe os Seus mandamentos e os observa, esse sim ama a Jesus de verdade

No silêncio da alma e do coração, procure meditar com profundidade, serenidade e verdade se a Palavra de Deus permanece em nós. A Palavra permanece em nós quando nos dedicamos e voltamo-nos a ela, quando a buscamos, quando não vivemos à mercê dos nossos pensamentos e devaneios, das nossas inquietações, perturbações, mas quando nos deixamos guiar pelo Espírito que acalma, que tira aquela revolta que carregamos dentro de nós e nos conduz à verdade.

Permanecer em Deus é deixá-Lo nos revirar por dentro e por fora para que,assim, pareçamos cada vez mais com Ele e não tenhamos a forma, o jeito e o pensar do mundo. Sejamos sempre mais moldados pelo amor divino, pelo amor de Deus que está em nós.

Deus abençoe você!   

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/observemos-e-guardemos-os-mandamentos-do-senhor/?sDia=17&sMes=05&sAno=2020