
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 11/06/2020 – Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo | Quinta-feira
Salmo Responsorial (Sl 147)
Salmo Responsorial (Sl 147)
— Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!/ Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!/ Pois reforçou com segurança as tuas portas,/ e os teus filhos eu teu seio abençoou.
— A paz em teus limites garantiu/ e te dá como alimento a flor do trigo./ Ele envia suas ordens para a terra,/ e a palavra que ele diz corre veloz.
— Anuncia a Jacó sua palavra,/ seus preceitos e suas leis a Israel./ Nenhum povo recebeu tanto carinho,/ a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Segunda Leitura
Segunda Leitura (1Cor 10,16-17)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho
Anúncio do Evangelho (Jo 6,51-58)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”
53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6,56).
Celebramos com muita graça, no dia de hoje, a Festa do Corpo e do Sangue de Cristo, o Santíssimo Sacramento.
Corpus Christi para nós é a festa da nossa fé e da nossa vida. Cremos em Jesus, o Filho de Deus, encarnado no meio de nós. A encarnação de Jesus, no ventre de Maria, se torna ainda mais sublime, porque Aquele que se faz presente na Carne se faz presente no Pão e no Vinho. E não se faz presente por estar ali representado, se faz presente por Ele ser o Pão transubstanciado no seu Corpo e no seu Sangue.
Que beleza é o mistério do amor desse Deus que desce e se encarna! E o Deus que se rebaixa e desce à condição de ser Pão e Vinho para se tornar o alimento da nossa vida.
Deus sabe de todas as carências que nós temos. Fico olhando o quanto sofrem as pessoas que têm carência alimentar, das vitaminas necessárias para a subsistência do corpo, como precisam se alimentar, como precisam encontrar o alimento.
A nossa alma, o nosso espírito e o nosso ser precisam do alimento eterno
Todos nós precisamos de uma alimentação correta, que realmente possa preencher as lacunas da subsistência humana, mas, veja que, não é só do pão que vivemos, do pão que alimenta o corpo, pois a nossa alma, o nosso espírito e o nosso ser precisam do alimento eterno. Por isso, o nosso Deus não só nos dá o alimento, mas Ele mesmo se faz alimento. Ele mesmo torna-se o pão e a bebida para saciar a nossa fome e sede.
A graça é essa porque quem come desse pão come a sua Carne; e quem bebe do vinho bebe do Seu sangue permanece n’Ele e Ele em nós.
Veja que graça sublime é esta: Deus permanece conosco e permanecemos n’Ele pelo mistério do Seu Corpo e Sangue. Nosso Deus não é um Deus distante, Ele é um Deus presente, vivo e presente em nós para que tenhamos comunhão com Ele. E quem come desse pão para sempre viverá.
A Eucaristia é o sacramento que nos introduz e nos coloca na comunhão da eternidade. Viver a Eucaristia é viver em Jesus, é levar a vida n’Ele e celebrá-Lo em nós.
Celebremos, hoje, de forma festiva, seja em nossos lares e onde quer que estejamos, demos glória e louvores em todo momento ao Santíssimo e ao Diviníssimo Sacramento; demos glórias e louvores a todo momento à presença amorosa de Deus, que se tornou o nosso alimento.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/deus-e-o-alimento-para-a-nossa-vida/?sDia=11&sMes=06&sAno=2020