
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 06/09/2020 – 23º Domingo do Tempo Comum
Salmo Responsorial (Sl 94)
Salmo Responsorial (Sl 94)
— Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!
— Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!
— Vinde, exultemos de alegria no Senhor,/ aclamemos o Rochedo que nos salva!/ Ao seu encontro caminhemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebremos!
— Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra,/ e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/ Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/ e nós somos o seu povo e seu rebanho,/ as ovelhas que conduz com sua mão.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/ “Não fecheis os corações como em Meriba,/ como em Massa, no deserto, aquele dia,/ em que outrora vossos pais me provocaram,/ apesar de terem visto as minhas obras”.
Segunda Leitura
Segunda Leitura (Rm 13,8-10)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei.
9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “não matarás”, “não roubarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho
Anúncio do Evangelho (Mt 18,15-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão” (Mateus 18,15).
Permita-me começar pela consideração final: precisamos ganhar o irmão. Não podemos perder o irmão, porque, muitas vezes, quando vemos o outro errar, pecar e falhar, deixamos ele se perder de duas maneiras. A primeira, com certeza, é quando não o corrigimos, quando o ignoramos e deixamos cair e se afundar. Essa é a maneira triste quando falta amor e caridade. A outra maneira é quando vamos corrigir o irmão, mas não o fazemos de forma fraterna; muitas vezes, estamos corrigindo de forma mundana.
Primeiro, para corrigirmos alguém precisamos nos permitir ser corrigidos por Deus. Ninguém pode corrigir ninguém no espírito da raiva, da ira, do rancor, do ressentimento ou com aquele espírito justiceiro de querer acusar e jogar as coisas na cara do irmão. A outra coisa é que, muitas vezes, corrigimos espalhando o erro dos outros, comentamos, vamos divulgando para os outros.
Não temos o direito de levar o erro de ninguém para outra pessoa. Quando cometemos o grave pecado contra a caridade, de espalhar em redes sociais, nos boatinhos, naquelas conversas de ouvido ou usando o telefone, estamos fazendo uma maledicência, estamos fofocando e espalhando o mal do outro.
Não podemos perder o irmão, não importa o que ele tenha feito
Se o que o outro cometeu é algo grave, que dentro de você o fere e machuca, procure a Igreja como diz a Palavra. Procure a orientação da Igreja, o sacerdote, o diretor espiritual, mas no Espírito Santo; não vá procurar no espírito da fofoca, no espírito mundano e perverso, vá procurar ajuda para ter a sabedoria de como agir.
A Palavra não pode ser ignorada: “Se teu irmão pecar contra ti, corrija-o em particular, a sós contigo…”. Se não deu certo conversar com ele, vamos novamente, como disse, procurar a orientação e a sabedoria da Igreja. É isso que a Palavra de Deus está nos dizendo, que não podemos perder o irmão, não importa o que ele tenha feito. Não é para ignorá-lo, porque o irmão, como eu e você, precisa de correção. Vamos ganhar o irmão no espírito da caridade, isso é fundamental!
Jesus nos diz que onde dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, é no meio de nós que Ele estará. Como precisamos nos reunir em nome do Senhor!
Hoje, estamos reunidos em nossas Igrejas para celebrar a Eucaristia. É graça, é o momento por excelência da presença do Senhor. Por favor, reúna-se mais em família, entre amigos, em nome do Senhor. Não faça reuniões e encontros para promover fofocas, para falar da vida dos outros, não promova reuniões e fofocas para agitar os espíritos malignos no meio. Reúna-se em nome do Senhor para que Ele esteja sempre mais no meio de nós.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/ganhemos-o-irmao-no-espirito-da-caridade/?sDia=6&sMes=09&sAno=2020