Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 08/09/2020

Liturgia Diária 08/09/2020 – 23ª Semana do Tempo Comum | Natividade de Nossa Senhora | Terça-feira

Salmo Responsorial (Sl 70,6;12,6)

Salmo Responsorial (Sl 70,6;12,6)

— Exulto de alegria no Senhor.

— Exulto de alegria no Senhor.

— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

Evangelho

Evangelho (Mt 1,18-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).

Hoje, temos a graça de celebrar a Natividade da Virgem Maria, temos a graça de celebrar o nascimento de Maria. Para nós é muito significativo, porque gostamos de celebrar a vida, o nosso aniversário, o dia do nosso nascimento. Ainda que, muitas vezes, centremos a celebração do nascimento no bolo, na festa, nos “parabéns para você”, o sentido e o significado não é esse.

Celebrar o nascimento de alguém é reconhecer o dom e o significado que a vida tem. E cada vida humana tem um significado único, singular e particular. Então, celebrar o dia do nosso nascimento, primeiro, é reconhecer a grandeza, o amor de Deus que nos deu o dom de viver, que nos chamou à existência. É um ato de gratidão ao Senhor da vida.

Muitas vezes, voltamo-nos para nós, exaltamos o nosso ego – “meu aniversário” –, mas é a celebração da vida que Deus nos deu. Depois, é um reconhecimento àqueles que nos geraram a vida: nossos pais, que tiveram a graça de se unirem de forma amorosa e nos conceberam, passamos a existir e nascemos para viver. Cada dia da existência tem um significado singular pelo “sim” dos nossos pais. Então, a eles a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.

É uma questão de corresponder, é fazer a vida ressoar a graça de Deus que em nós está

Depois, o significado que a nossa vida tem no mundo onde estamos e na missão que realizamos. Ninguém veio a este mundo somente por vir, viemos para realizar uma missão. Por isso, hoje, quando celebramos a Natividade, o nascimento da Virgem Maria, reconhecemos, primeiro, a paternidade: ela é a filha do Pai muito amado.

E cada pessoa sendo única no coração de Deus, Maria, com certeza, a Filha amada do Pai, nasceu com uma missão toda singular. Foi em vista do seu Filho Jesus que ela foi concebida sem pecado e nasceu para cumprir uma missão divina.

Maria se tornou a esposa do Espírito, foi por obra e ação do Espírito Santo que ela concebeu Jesus, Nosso Salvador. Maria, a quem hoje celebramos a vida, tornou-se toda de Deus. E nós também podemos na nossa vida sermos inteiros de Deus, basta cumprirmos e respondermos a missão a qual fomos chamados.

No batismo, naquele toque da graça, naquela unção que todos nós reconhecemos, a vida de Deus nasce em nós. É uma questão de corresponder, é fazer a vida ressoar a graça de Deus que em nós está.

Maria correspondeu à graça que Deus lhe deu. Hoje, nós podemos hoje olhar para ela, celebrar a sua vida, o seu nascimento e dizer: “Maria, como tu, quero também corresponder à graça divina que está em mim”.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/correspondamos-graca-de-deus-que-esta-em-nos/?sDia=8&sMes=09&sAno=2020