Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 24/11/2020

Liturgia Diária 24/11/2020 – 34ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Salmo Responsorial (Sl 95)

Salmo Responsorial (Sl 95)

— O Senhor vem julgar nossa terra.

— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

 

Evangelho

Evangelho (Lc 21,5-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados” (Lucas 21,8-9).

Tudo que o Mestre Jesus quer é que não sejamos enganados e iludidos. Porque as propagandas iludem, enganam, seduzem, inclusive as propagandas religiosas. Aliás, tantas coisas que recebemos na porta da nossa casa, que recebemos agora por meio das redes sociais. Quando não é um apelo para a vida fácil, para as acomodações, para as vantagens da vida, é um apelo para o medo, ou seja, conquistar as pessoas pelo medo; medo de guerras, de calamidades, medo do castigo.

O Reino de Deus não se conquista ou não somos conquistados pelo medo, somos conquistados pelo amor que Deus tem por cada um de nós, por isso, temos que ter cuidado para não sermos enganados, mas também para não enganarmos os outros, para não colocarmos pavor, terror e medo no coração das pessoas.

Não sejamos refém de qualquer espécie de medo, inclusive do medo religioso

Quando ouvimos falar de guerras, de revoluções e – não há novidade nenhuma – desde que sou gente, ouço falar de guerras para todos os lados. Sim, elas estão acontecendo; guerras em nós, guerras maiores, revoluções, mudanças e transformações no mundo.

Não podemos ficar apavorados. O pavor é para quem não conhece o Senhor, o terror é para o coração que não se voltou para Deus. Não é por causa das coisas trágicas que estão acontecendo no mundo que me volto para Deus. Volto-me para Deus porque seu amor me conquistou, volto-me para Deus porque tenho sede d’Ele, tenho necessidade de ser salvo, de ser resgatado e liberto pelo Seu amor e Sua misericórdia.

Não façamos a religião do drama, do pavor e do pânico. Há aqueles que querem pregar, inclusive no meio de nós, o terror a todo custo, o medo a qualquer preço porque corações apavorados e medrosos são mais fáceis de manter refém.

Não sejamos refém de qualquer espécie de medo, inclusive do medo religioso. É preciso exorcizá-lo, o que nós precisamos ter com Deus é uma relação de fé, de confiança e esperança. Em meio a um mundo onde não fechamos os olhos para os desastres, para os acontecimentos trágicos, enquanto aqueles semeiam o desespero, o medo e o pavor, nós semeamos a fé, a esperança e a confiança em Deus.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/exorcizemos-o-medo-de-nossa-vida/?sDia=24&sMes=11&sAno=2020