Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 14/02/2021

Liturgia Diária 14/02/2021 – 6º Domingo do Tempo Comum

Salmo Responsorial (Sl 31)

Salmo Responsorial (Sl 31)

— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

— Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado,/ e em cuja alma não há falsidade!

— Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.

— Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!

 

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Cor 10,31–11,1)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Mc 1,40-45)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: ‘Se queres, tens o poder de curar-me’” (Marcos 1,40).

É impressionante a fé desse leproso, mais impressionante ainda é a situação dele porque ele não podia se aproximar de Jesus. Um leproso, naquela época, naquelas condições, não podia se aproximar das pessoas. Que beleza! Ele rompeu com todos os preceitos e preconceitos sociais, rompeu as barreiras que o tornava marginal, que o colocava às margens da sociedade e, movido pela fé e a humildade, foi suplicar a Jesus a cde ser curado, de ser liberto, limpo e purificado.

Nós, muitas vezes, ficamos amarrados nos nossos traumas, nos nossos complexos, ora de superioridade, de inferioridade; ora paramos nas derrotas e nas frustrações. A graça de Deus está por aí, está aqui, está no meio de nós. Precisamos correr atrás dela e nenhuma lepra pode nos parar, nenhuma enfermidade pode nos deter, nenhum complexo pode nos prender, nenhum medo pode nos amarrar, quando somos movidos pela fé, quando confiamos e temos a certeza de que é Jesus quem pode fazer por nós.

A fé humilde lava, purifica, restaura e faz nova todas as coisas

Não importa o tamanho do meu pecado, da minha impureza ou da minha sujeira: “Se queres, tens o poder de curar-me”. “Eu quero: fica curado!”. Como Jesus quis que aquele homem ficasse curado e limpo, e ele ficou, pois a fé faz isso. Aquela fé que é autêntica e verdadeira, aquela fé de entrega, de se jogar, aquela fé que é humilde lava, purifica, restaura e faz nova todas as coisas.

É com essa fé que vamos ao encontro de Jesus, que nos colocamos aos pés d’Ele, e Jesus nos renova, nos santifica e nos torna uma nova criatura. Joguemo-nos, hoje, aos pés de Jesus, nos coloquemos aos pés do Mestre de Jesus e peçamos: “Senhor, se queres, podes me curar”. Não é por causa de mim, não é porque sou importante, não é porque tenho esse cargo, essa ocupação, é porque o Senhor é Senhor e eu sou esse miserável e pecador necessitado do Seu amor e da Sua misericórdia.

Imploremos pela misericórdia de Deus, para que Ele venha ao nosso socorro.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/fe-humilde-restaura-todas-coisas/?sDia=14&sMes=02&sAno=2021