Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 05/03/2021

Liturgia Diária 05/03/2021 – 2ª Semana da Quaresma | Sexta-feira

Salmo Responsorial (Sl 104,16-21)

Salmo Responsorial (Sl 104,16-21)

— Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

— Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

— Mandou vir, então, a fome sobre a terra e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, José que foi vendido como escravo.

— Apertaram os seus pés entre grilhões e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, e a palavra do Senhor lhe deu razão.

— Ordenou, então, o rei que o libertassem, o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, e de todos os seus bens o despenseiro.

Evangelho

Evangelho (Mt 21,33-43.45-46)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.

35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.

38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”

41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.

45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos” (Mateus 21,43).

Nós nos orgulhamos de fazer parte do Reino de Deus, nos orgulhamos de sermos de Deus, mas tomemos cuidado, porque, se o Reino de Deus não produz frutos em nossa vida, ele nos é tirado e vamos, aos poucos, perdendo o Reino de Deus de vista, porque estamos com uma visão mundana até das coisas de Deus.

Vamos cometendo aquilo que o povo e muitos do povo de Deus também cometeram na Palavra. Eles desprezaram os profetas, desprezaram quem vinha falar em nome do Senhor. Quando se diz “desprezar os profetas” é desprezar a correção de Deus, é desprezar o Deus que corrigia, orientava, falava e direcionava o Seu povo.

Estamos sendo direcionados pelo nosso ego, estamos sendo governados pela nossa vontade, estamos sendo levados pelos nossos sentimentos e afetos. Estamos sendo levados pelos impulsos do nosso coração e não pela direção que o próprio Deus quer nos dar.

Aqui é preciso buscar a condição da humildade, porque o povo que era de Deus não só foi capaz de desprezar os profetas, os patriarcas, os que vieram falar em nome de Deus, mas foram capazes de desprezar o próprio Filho de Deus. E por que O rejeitaram? Por que O desprezaram? Porque foram incomodados.

Se o Reino de Deus não produz frutos em nossa vida, ele nos é tirado

Que beleza quando a Palavra de Deus nos incomoda! Que beleza quando a Palavra de Deus nos tira do nosso comodismo e do nosso egoísmo! Que beleza quando a Palavra de Deus rompe dentro de nós as sentenças de julgo que criamos, formamos e alimentamos dentro de nós! Que beleza quando a Palavra de Deus nos tira de visões fechadas e distorcidas que nós mesmos alimentamos na vida!

Que trágico quando não deixamos a Palavra de Deus nos libertar. Que trágico quando não permitimos que a Palavra de Deus nos liberte do nosso próprio ego. Que trágico quando rejeitamos a Palavra de Deus em função da religião que criamos, da crença que formamos e, sobretudo, quando manipulamos Deus e a Sua Palavra em favor dos nossos próprios interesses. Deus vai sendo rejeitado, a Igreja vai sendo rejeitada, quem não comunga comigo vou excomungando e vou formando a religião dos meus conceitos.

A Palavra de Deus hoje é, acima de tudo, um convite à conversão, a produzirmos frutos que mostrem um coração convertido, frutos da humildade e da submissão a Deus, para que Ele não seja rejeitado pelas nossas atitudes.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/deixemos-o-reino-de-deus-produzir-frutos-em-nossa-vida/?sDia=5&sMes=03&sAno=2021