Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 16/04/2021

Liturgia Diária 16/04/2021 – 2ª Semana da Páscoa | Sexta-feira

Salmo Responsorial (Sl 26)

Salmo Responsorial (Sl 26)

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho

Evangelho (Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes” (João 6,11).

Precisamos aprender com Jesus como fazer refeição e, ao mesmo tempo, como transformar a nossa refeição em um dom para Deus e para os irmãos. A primeira coisa é que diante da inquietação com a quantidade de pães, diante de tantas pessoas famintas, sedentas e necessitadas do pão de cada dia, o Mestre Jesus nos ensina que não devemos negligenciar nem sermos indiferentes com quem não tem o pão de cada dia para comer.

Por isso, quando nos sentamos na mesa para a refeição, a primeira coisa que precisamos fazer é dar graças a Deus, é voltar os olhos para os Céus e reconhecer que tudo que temos é dádiva divina. Sejamos agradecidos, demos graças ao Senhor Nosso Deus pelo nosso pão cotidiano.

Ensinemos aos nossos, tenhamos a prática, em nossas casas e famílias, de orarmos durante as refeições. Orar antes das refeições é, em primeiro lugar, agradecer, bendizer e dar graças aos Céus, porque temos o pão de cada dia. E esse pão que recebemos, assim como fez Jesus, nós distribuímos, dividimos a nossa refeição e não deixamos nada se perder, porque há muitos que precisam comer do que está sobrando em nossa mesa.

Precisamos aprender com Jesus como transformar a nossa refeição em um dom para Deus e para os irmãos

Que façamos da refeição um lugar, um momento sagrado para nós e para os nossos, mas que nunca nos esqueçamos daqueles que não têm o que comer, não têm o pão de cada dia, daqueles que carecem do alimento em suas mesas. Aquilo que temos em nossa casa pertence a nós e aos pobres, aos famintos e necessitados.

Jesus não só multiplica os pães, mas nos ensina também a graça de dividirmos o nosso pão com os nossos. A receita é essa: quanto mais dividirmos, mais se multiplicará o pão em nossas mesas; quanto mais distribuirmos o que temos com os os outros, mais Deus há de prover em nossa mesa para que cuidemos uns dos outros.

Façamos a graça da partilha, agradeçamos a Deus, a cada dia, pelo pão de nossas mesas sem deixar desperdiçar uma só migalha. Comamos bem, saciemo-nos com o pão sagrado que temos em nossa mesa, mas, ao mesmo tempo, façamos multiplicar o que temos para dividir com os que não têm, e Deus há de multiplicar em nossas mesas o pão de cada dia.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/facamos-da-refeicao-um-momento-sagrado/?sDia=16&sMes=04&sAno=2021