Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 02/11/2021

Liturgia Diária 02/11/2021 – 31ª Semana do Tempo Comum | Todos os Fiéis Defuntos | Terça-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Jó 19,21-27)

Leitura do Livro de Jó 19,21-27

Disse Jó: 21Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.

— Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome.

— Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Cor 15,20-26.28)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,20-26.28

Irmãos: 20Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Lc 12,35-40)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes” (Lucas 12,40).

Celebramos, hoje, nossos irmãos falecidos, é a comemoração dos fiéis defuntos. Não é um dia de pesar, é um dia de celebrar, de termos saudades de pessoas que fazem parte da nossa história e da nossa vida. Na fé, eles não morreram, eles foram transformados, foram para a eternidade. Hoje, nós nos voltamos especialmente para recordarmos e orarmos aos irmãos que estão sobretudo no purgatório purgando, purificando, esperando as nossas orações.

Vamos celebrar, no próximo domingo, aqueles que já participam da glória eterna: todos os Santos. Então, é a comunhão da Igreja que caminha. Somos nossa Igreja militante, unindo-nos hoje com a Igreja que padece, a Igreja que se purifica no purgatório e, no domingo, celebramos a nossa comunhão com a Igreja triunfante: a Igreja que já está na glória.

A morte é a porta de entrada na eternidade feliz que Deus preparou para nós

É o mistério da vida humana, é a beleza do amor de Deus que nos coloca na comunhão dos Santos, somos uma só Igreja. Então, não é que aqueles que morreram estão distantes, estão até mais perto de Deus muitas vezes, do que nós que já participamos ou já estamos na porta de espera para entrar no Céu. O que é importante da nossa parte? Primeiro, a nossa oração generosa. Nossa oração, hoje, é pelo sufrágio dessas almas, pela purificação, é para nos unirmos em amor e comunhão com esses nossos irmãos.

Hoje, nós oramos por eles; amanhã, eles irão orar por nós, e por isso a oração é a grande expressão do amor. Amemos e vamos dar a nossa oração com todo o nosso coração. Isto é fundamental!

Hoje, também é um dia de refletirmos sobre o sentido cristão da morte, porque ela tem outros sentidos e outros significados, mas para quem não crê, para quem é pagão, por exemplo, a morte é uma tragédia, é o fim de tudo. Para nós não! A morte é a porta de entrada na eternidade feliz que Deus preparou para nós: “Na casa do meu Pai há muitas moradas” (João 14,2), diz Jesus. Então, é a oportunidade ou o momento de entrarmos naquela morada que o Pai preparou para cada um de nós.

É verdade que precisamos estar preparados, precisamos nos preparar para morrer a cada dia, e não é que precisamos pensar: “Vou morrer…”. Não vamos cair nessa bitola, o que nós precisamos é viver bem, porque quem vive bem a vida morrerá bem, não importa o dia nem a hora.

Não sabemos quando será o nosso dia, nós temos a certeza de que iremos morrer, mas temos nessa certeza uma incerteza: quando ninguém sabe, nem o dia e nem a hora. Isso é o que menos importa, porque o que mais importa é aquilo que a Palavra hoje nos chama: Ficai preparados para hoje, para amanhã, para o tempo que for para o nosso encontro feliz com Deus.

Morte não é tragédia, ainda que, nas circunstâncias humanas, às vezes, tragédias levem a vida de muitos de nós, mas morte é vida em Deus, é ressuscitarmos para a eternidade feliz com Deus se vivermos nossa vida n’Ele. Hoje, é dia de alimentarmos a fé, é dia de alimentarmos a esperança, dia de alimentarmos a confiança, é dia de alimentarmos, mais do que nunca, o nosso amor a Deus e aos nossos irmãos que já estão na glória do Senhor ou padecendo pela purificação do purgatório, oferecemos nossas orações ou já glorificados na eternidade feliz. Em Deus encontramos a vida, porque Ele é vida.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/morte-e-porta-de-entrada-na-eternidade-feliz-com-deus/?sDia=2&sMes=11&sAno=2021