Rua Ângelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Notícias gerais › 22/03/2016

Belém sedia XVII Congresso Eucarístico Nacional

De 15 a 21 de agosto de 2016, acontece o XVII Congresso Eucarístico Nacional, em Belém do Pará. Terá como tema central: Eucaristia e partilha na Amazônia missionária – “Eles o reconheceram no partir do Pão” (cf. Lc 24,35).

A Diocese de São José dos Campos será representada por um grupo coordenado pelo Centro Diocesano de Pastoral e organizado pela agência de viagens Peregrinus, que preparou um pacote completo para a participação de todo o Congresso, com viagem aérea, hospedagem em hotel e translado na cidade de Belém para as atividades.

Os interessados em participar deste grupo devem entrar em contato com a Peregrinus pelo telefone (12) 3018.1816 ou (12) 3204.5195.

Congresso Eucarístico

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.

Deste modo reafirmamos nossa certeza de vida eterna, para além dos horizontes de nossa história! A partir dessa profissão explicita de nossa fé na Eucaristia, o Congresso Eucarístico busca as consequências práticas, o compromisso desse gesto tão sublime de adoração! Adorareis o Senhor em Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 24).

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007. Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir do binômio “discípulo missionário”. O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade e não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. A Eucaristia gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

Saiba mais no site oficial do Congresso: http://cen2016.com.br/

Fonte: Diocese SJC – http://www.diocese-sjc.org.br/belem-sedia-xvii-congresso-eucaristico-nacional/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.