Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 02/12/2020

Liturgia Diária 02/12/2020 – 1ª Semana do Advento | Quarta-feira

Salmo Responsorial (Sl 22)

Salmo Responsorial (Sl 22)

— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho

Evangelho (Mt 15,29-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.

32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.

33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então, os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou” (Mateus 15,30).

No tempo da graça que nós vivemos, precisamos colocar nossas dores e enfermidades aos pés de Jesus. Precisamos levar os nossos aos pés de Jesus, mas precisamos ser os primeiros a tocar n’Ele e permitir que Ele toque em nós.

Todos nós estamos chagados, doentes, enfermos; as doenças emocionais estão nos fragilizando. Às vezes, comportamo-nos como se fôssemos fortes – não podemos parar, a vida tem que ir para a frente –, mas se não cuidarmos do doente, desse doente que somos eu e você, se não cuidarmos das nossas enfermidades, se não pararmos para dar atenção ao nosso próprio interior, daqui a pouco estaremos todos combalidos, vencidos, em cima de uma cama porque não nos cuidamos.

Não deixamos para cuidar de um carro quando ele está estragado e não presta mais, nós até paramos para cuidar dele. Nós, no entanto, somos muito mais do que carros, computadores e máquinas, somos pessoas humanas dotadas de emoções, sentimentos e afetos.

Precisamos colocar nossas dores e enfermidades aos pés de Jesus

Temos uma fortaleza maravilhosa, mas temos tantas fragilidades, e somos chamados a tomar consciência delas. Sei que olhamos as pessoas que estão nos hospitais, e elas eram sadias como nós, mas, muitas vezes, não se cuidaram. Nós estamos assim também, não estamos nos cuidando.

No ponto em que nos encontramos, é importante nos colocarmos aos pés de Jesus para que Ele nos cure. No ponto em que os nossos se encontram, precisamos levar todos eles aos pés de Jesus para que Ele cuide de todos nós. Precisamos também curar o egoísmo do nosso coração, precisamos levar os cinco pães, os dois peixes; precisamos levar o que temos para o Senhor abençoar, para que Ele possa multiplicar o pão de cada dia, a fim de saciar a fome dos famintos, dos sedentos, dos que não têm o que comer.

Nada justifica pessoas passarem fome. Cada vez que vemos pessoas necessitadas, é um sinal de que o egoísmo humano impera na sociedade e no mundo. Pessoas curadas! O coração é um coração amoroso, cuidadoso e caridoso que se doa e se divide para multiplicar o seu pão a cada dia.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/coloquemos-nossa-vida-aos-pes-de-jesus/?sDia=2&sMes=12&sAno=2020