Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 03/10/2018

Liturgia Diária 03/10/2018 – 26ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Jó 9,1-12.14-16)

Leitura do Livro de Jó.

1Jó respondeu a seus amigos e disse: 2“Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? 3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. 4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 7Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. 8Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar. 9Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul. 10Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. 11Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo. 12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: — ‘Que está fazendo?’ 14Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos? 15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. 16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 87)

— Chegue a minha oração até a vossa presença!

— Chegue a minha oração até a vossa presença!

— Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

— No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

— Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? E por que escondeis vossa face de mim?

Evangelho

Evangelho (Lc 9,57-62)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Para seguir Jesus é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade

“Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu te seguirei para onde quer que fores’” (Lucas 9,57).

As pessoas pelo caminho desejavam seguir Jesus, e nós, hoje, também desejamos segui-Lo. Jesus deseja que nós O sigamos, que sejamos Seus discípulos, que trilhemos o caminho da salvação, mas O seguir é uma condição de amor. Somente amando muito Jesus, amando-O, de todo o coração, podemos segui-Lo de verdade.

Não dá para seguir Jesus somente gostando d’Ele, não dá para segui-Lo tendo apenas consideração por aquilo que Ele diz ou aquilo que a Sua vida significa. Para seguir Jesus, é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade.

O seguimento de Jesus é o mais amoroso, mas é exigente. De onde vêm as exigências? Elas vêm da nossa própria natureza, que precisa se desprender para segui-Lo. Se estamos presos a nós, às nossas coisas, de fato, não conseguiremos O seguir de todo coração. As desculpas e ocupações serão várias! Precisamos cuidar de muitas coisas, cuidar da nossa casa com responsabilidade, cuidar daquilo que são as nossas tarefas e obrigações na vida. Façamos com que aquilo que realizamos seja feito como sinal e entrega a Jesus de toda nossa vida.

Seja você pai e mãe, seja você jovem chamado para o seguimento mais radical de Jesus, saiba que, para segui-Lo, em qualquer situação, é preciso ter desapego. Quem é apegado a si e às suas coisas, quem é apegado às pessoas e ao que tem não consegue seguir Jesus, pois se prende às coisas pequenas e mínimas da vida. Mas as coisas passam, as pessoas também, e só fica aquilo que amamos com o coração desprendido. Até as pessoas precisamos amar – os pais amarem seus filhos, o esposo amar a sua esposa e assim por diante –, com um amor intenso, mas desprendido, porque, se não for desprendido, o coração sofre muitas penúrias.

Para seguir Jesus é preciso ter determinação. Não podem colocar a mão no arado, e, quando aparecem problemas e dificuldades, dizermos: “Eu deixo os meus compromissos com o Senhor, e quando der, eu volto”. Para seguir Jesus é preciso ser determinado, é preciso colocar as duas mãos no arado e não ficar olhando para trás.

Para seguir Jesus é necessário perseverar, e a perseverança é a qualidade dos fortes, para aqueles que têm fortaleza de alma, porque começar é fácil, mas seguir e prosseguir até o fim é só com determinação no coração de amar Jesus com toda a vida. Sigamos os passos do Senhor, porque somente Ele tem palavras de vida eterna para todos nós.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/seguir-jesus-e-uma-condicao-de-amor/?sDia=3&sMes=10&sAno=2018