Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 03/11/2018 – 30º Semana del Tiempo Común – Sábado
Evangelio (Lucas 14:1, 7-11)
Evangelio (Lucas 14:1, 7-11)
— El Señor esté con vosotros.
— Y con tu espíritu.
— Proclamación del Evangelio de Jesucristo + según San Lucas.
— Gloria a Ti, Señor.
1 Y sucedió que, habiendo ido en sábado a casa de uno de los jefes de los fariseos para comer, ellos le estaban observando. 7 Notando cómo los invitados elegían los primeros puestos, les dijo una parábola: 8 «Cuando seas convidado por alguien a una boda, no te pongas en el primer puesto, no sea que haya sido convidado por él otro más distinguido que tú, 9 y viniendo el que os convidó a ti y a él, te diga: “Deja el sitio a éste”, y entonces vayas a ocupar avergonzado el último puesto. 10 Al contrario, cuando seas convidado, vete a sentarte en el último puesto, de manera que, cuando venga el que te convidó, te diga: “Amigo, sube más arriba.” Y esto será un honor para ti delante de todos los que estén contigo a la mesa. 11 Porque todo el que se ensalce, será humillado; y el que se humille, será ensalzado.»
— Palabra de la Salvación.
— Gloria a Ti, Señor.
Homilia
Busquemos o lugar dos últimos, busquemos estar com os últimos, porque é lá que Deus está e estará
“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu” (Lucas 14,8).
A parábola que Jesus nos conta, hoje, é a respeito da festa de casamento onde era importante quem ocupava os primeiros lugares, porque significava que era mais amigo e mais próximo dos noivos. A pessoa chegava e ocupava aquele lugar, mas, de repente, tinha alguém que era mais importante, alguém que era de mais consideração. Que constrangimento, pois a pessoa tinha de se levantar para ceder lugar a outra.
É muito mais simples ocuparmos o último lugar e os noivos nos convidarem para irmos mais próximos deles, mas só faz isso quem tem humildade e discernimento no coração.
Quem é movido pela arrogância e pela soberba quer sempre os primeiros lugares, quer estar na frente em tudo, quer saber mais, ter mais importância, chegar e, como diz a expressão popular, “abafar”.
Precisamos abafar o nosso orgulho, a nossa soberba, a nossa autossuficiência, o nosso sentimento de grandeza e sabermos buscar o nosso lugar. Esse lugar é o último, lugar que ninguém quer, que ninguém deseja ocupar, é para esses que Deus se volta em primeiro lugar. Enquanto, dentro de nós, travarmos esse combate, onde o orgulho está espezinhando, está sempre nos atormentando por causa das honras que merecemos, por causa das lembranças que os outros precisam ter de nós, viveremos um eterno combate na nossa alma.
O exemplo que Jesus nos dá – quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado – é para nos mostrar que não precisamos buscar nada que represente grandeza ou reconhecimento para nós, aplauso das pessoas ou merecimento por aquilo que fazemos. O nosso reconhecimento, o nosso merecimento vem de Deus, que reconhece, de fato, quem somos e o que fazemos. Ele reconhece, de fato, quando o coração faz as coisas com sentimento de humildade e não de grandeza.
No mundo, onde estão sempre buscando os primeiros lugares, busquemos o lugar dos últimos, busquemos estar com eles, porque é lá que Deus está e estará.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/busquemos-os-ultimos-lugares/?sDia=3&sMes=11&sAno=2018
