Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 04/06/2019

Liturgia Diária 04/06/2019 – 7ª Semana da Páscoa – Terça-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (At 20,17-27)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.

22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 67)

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.

— Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

Evangelho

Evangelho (Jo 17,1-11a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.

3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.

6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.

9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” (João 17,9-11a).

Jesus foi para junto do Pai. Jesus, humano, estava entre nós, vivendo entre nós. Ele voltou para o Pai, mas permanece conosco quando levamos a vida em Seu nome. Ele rogou por nós, pediu por nós, Ele pediu por aqueles que o Pai Lhe deu.

Eu tenho certeza que o Pai deu a mim e a você para Jesus, para que Ele cuidasse de nós, e foi por isso que Jesus rogou, suplicou por nós, intercedeu ao Pai e intercede por cada um de nós.

Que intimidade maravilhosa! Tudo que é do Pai é de Jesus, tudo que é de Jesus é do Pai, e somos do Pai se permanecermos unidos a Jesus, se levarmos a vida em nome d’Ele. Mas estamos no mundo, e Jesus nos dá essa consciência, mas este mundão não é fácil! Já constatamos como é complicada a sociedade e o mundo em que vivemos, onde precisamos nos situar, pois somos cidadãos dos Céus e de Deus, mas estamos num mundo que, muitas vezes, nega o Pai, que não tem os valores cristãos nem evangélicos.

Só permanecendo firmes em Jesus somos capazes de vencer o mundo e ficarmos no coração do Pai

Da nossa parte, precisa haver o testemunho, a coerência, o fermento, o sal, a luz que esse mundo precisa para sair das trevas. Precisamos permanecer firmes e unidos a Jesus, para não sermos consumidos, roubados, levados pelos valores que o mundo apresenta, os quais, muitas vezes, são verdadeiros antivalores evangélicos. Hoje, os valores são baseados em valores financeiros e econômicos, e as pessoas são valorizadas pelo que têm, pelo que podem e pela aparência.

É o mundo da ilusão, do engano, da fantasia, da competição, da briga, do erro, da rivalidade, onde as pessoas passam umas às outras para trás. É o mundo onde prevalece a covardia, a traição, a mentira, a falsidade e a hipocrisia. O mundo fake, o mundo da ilusão.

Como precisamos ser cristãos de verdade no mundo em que estamos, porque Jesus sabe que o mundo nos engana, seduz e nos ilude, que os nossos olhos brilham diante das cores, das fantasias e do que o mundo oferece. Por isso, Ele está rogando por nós, para que permaneçamos firmes n’Ele.

Só permanecendo firmes em Jesus somos capazes de vencer o mundo e ficarmos no coração do Pai. Tudo que Jesus quis e pediu é para que não saíssemos do coração do Pai. Voltemo-nos para Deus, voltemo-nos para uma espiritualidade, para uma vida oracional, para que o nosso coração não se desvie pelas seduções do mundo.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/permanecamos-firmes-em-jesus/?sDia=4&sMes=06&sAno=2019