Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 05/06/2020

Liturgia Diária 05/06/2020 – 9ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

Salmo Responsorial (SI 118)

Salmo Responsorial (SI 118)

— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Tantos são os que me afligem e perseguem, mas eu nunca deixarei vossa Aliança!

— Vossa palavra é fundada na verdade, os vossos justos julgamentos são eternos.

— Os poderosos me perseguem sem motivo; meu coração, porém, só teme a vossa lei.

— Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.

— Ó Senhor, de vós espero a salvação, pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.

— Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.

Evangelho

Evangelho (Mc 12,35-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

35Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,16).

Hoje, estamos vendo, no Evangelho, Jesus ser questionado e, ao mesmo tempo, responder se Ele era filho de Davi ou não. Segundo a carne e a descendência, Ele é o filho de Davi, mas Ele é mais do que Davi, porque o próprio Davi o chama de Messias e Senhor, no sentido de que Ele é o Messias, o Filho eterno de Deus.

Em outras palavras, Jesus é a Palavra viva e encarnada, é o Verbo de Deus presente no meio de nós. Por isso, Paulo está afirmando a Timóteo e a todos nós que Cristo Jesus é a própria Escritura, é o próprio Deus presente no meio de nós.

Todas as vezes que nos aproximamos das Escrituras Sagradas, aproximamo-nos de Jesus. É Ele que vem até nós e nos fala por meio das Sagradas Escrituras.

Como nos ensina São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Na primeira página da Sagrada Escritura, do livro do Gênesis até a última página, ela nos fala de Jesus, apresenta-nos Jesus e nos conduz a Ele. A Palavra é Jesus, Palavra viva falando ao nosso coração.

A Sagrada Escritura é importante para trazermos os elementos que dão sentido para a nossa fé

Toda a Sagrada Escritura é útil, importante e fundamental para nos ensinar a viver e mergulhar na fé, para nos ensinar a sermos filhos de Deus.

A Sagrada Escritura é importante para argumentarmos e trazermos os elementos que dão resposta e sentido para a nossa fé. Mas ela é útil para corrigir, para educar e para formar o homem e a mulher íntegros, perfeitos e qualificados para toda boa obra.

Permitamos que Jesus nos forme, ensine, eduque e nos direcione pelas Sagradas Escrituras. Sejamos homens e mulheres da Palavra de Deus, onde, a cada dia, tiremos aquilo que o mundo colocou dentro de nós para que Deus fale a nós, para que as Sagradas Escrituras penetrem o nosso interior e sejamos formados na forma e na mentalidade de Deus.

Somos aquilo que alimentamos. Se nos alimentamos com as leituras do mundo, as leituras até muito úteis e boas, a nossa mentalidade vai ser assim. Mas a forma que precisamos ter é a mentalidade, o coração e os sentimentos de Jesus.

Precisamos beber, precisamos nos alimentar e sermos fomentados nas Escrituras, onde o próprio Jesus nos fala, ensina, orienta, admoesta e nos forma para sermos homens e mulheres segundo a vontade do Senhor.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/sagrada-escritura-da-sentido-nossa-fe/?sDia=5&sMes=06&sAno=2020