Rua Ângelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 07/01/2019

Liturgia Diária 07/01/2019 – Segunda-feira depois da Epifania

Primeira Leitura

Primeira Leitura (1Jo 3,22-4,6)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 22qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.4,1Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. 2Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.

4Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. 5Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos.

6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 2)

— Eu te darei por tua herança os povos todos.

— Eu te darei por tua herança os povos todos.

— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio.

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Evangelho

Evangelho (Mt 4,12-17.23-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.

17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Examinar o que é falso é examinar o mundo em que estamos, onde estão todos falando de Deus por aqui e acolá

Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo” (1João 4,1).

Vivemos num mundo de falsos e mentirosos. Existem falsidades em todos os contextos da existência humana. Existem falsos elementos, falsos alimentos, falsos produtos, roupas falsas, marcas falsas; e toda falsificação é uma mentira. Existem as falsas notícias que são verdadeiros horrores ou crimes, na boa compreensão da palavra. Não podemos negar que existem falsos evangelhos, falsos profetas, falsos espíritos presentes e recheando o mundo em que estamos.

O que é falso? Aquilo que, aparentemente, é bonito, colorido, é até mais chamativo do que o original e verdadeiro. O que é falso, geralmente, chama mais a atenção do que o verdadeiro, até porque o que é falso faz mais propaganda, ele se divulga mais, apresenta-se mais.

Com certeza, há muitas coisas falsas no mundo religioso em que estamos. No nosso contexto interno, não podemos dizer que tudo o que acontece em nossas igrejas, em nossos grupos de orações seja verdadeiro, porque há pessoas falseando a sua própria experiência com Deus. Alguns dizem: “Olha, Deus falou comigo!”, quando Deus não falou nada. A pessoa transforma a fantasia da sua mente ou o jogo dos seus interesses e vontades, e impõe aquilo como vontade de Deus.

Há pessoas que tem o dom da oratória, do falar, do convencimento, que pinta daquele jeito e passa por outros causando uma impressão. O que a Palavra de Deus está nos dizendo, hoje, é que precisamos examinar com muita seriedade todas as coisas. Não é porque está curando ali e aqui, está oferecendo tal coisa, que aquilo é de Deus.

Como homem religioso que sou, reconheço coisas falsas que estão dentro de mim, e renuncio a todas elas, mas é como homem de Deus que preciso reconhecer que há muitas coisas falsas no meio de nós.

Purifiquemos a nós mesmos para abraçarmos aquilo que é verdadeiro, autêntico e real. Não é para sair julgando esse ou aquele, mas é preciso ter discernimento e examinar os espíritos.

Não é porque aquela pessoa fala bem, fala de Deus, da Igreja, não é porque carrega uma cruz ou uma medalha, que aquilo que é autenticamente de Deus, marcado por Ele, vem da Igreja.

Na Igreja também há enganos? Pode ter enganos de pessoas, mas enganos de verdades jamais. A verdade que Deus confiou a sua Igreja, cabe a ela nos mostrar sempre a verdade. A comunhão que a Igreja nos vive é o caminho de salvação para vivermos a verdade.

Há muitos no meio de nós que falam mal do Papa, não vivem a comunhão com ele e pregam o seu próprio evangelho. Há muitos no meio de nós que se deixam iludir por aqueles que falam dessa ou daquela forma. A nossa união com a verdade está na comunhão com a Igreja de Cristo, a cabeça é o Papa que temos hoje, nosso amado Papa Francisco, e os nossos bispos em nossas dioceses, e assim por diante.

Examinar o que é falso é examinar o mundo em que estamos, onde estão todos falando de Deus por aqui e acolá, mas saber o que é de Deus é só quem se coloca na humildade para obedecer-Lhe.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/examinemos-o-que-e-falso-no-meio-de-nos/?sDia=7&sMes=01&sAno=2019