Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 07/03/2021

Liturgia Diária 07/03/2021 – 3º Domingo da Quaresma

Salmo Responsorial (Sl 18)

Salmo Responsorial (Sl 18)

— Senhor, tens palavras de vida eterna.

— Senhor, tens palavras de vida eterna.

— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos,/ alegria ao coração./ O mandamento do Senhor é brilhante,/ para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o ouro são eles,/ do que o ouro refinado./ Suas palavras são mais doces que o mel,/ que o mel que sai dos favos.

a

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Cor 1,22-25)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 22os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Jo 2,13-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.

20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”

21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas” (João 2,15).

O Templo, em Jerusalém, ocupa um lugar central na relação amorosa dos judeus com o Senhor, da relação do povo de Deus com o Senhor Nosso Deus. O Templo é o lugar do encontro, e ali judeus de todas as partes de Israel e de fora também vêm para prestarem culto ao Senhor.

Que trágico! O lugar do encontro com Deus, virou uma casa de comércio, uma casa de negócios, e ali se encontra de tudo: a exploração comercial e material; se encontra a exaltação do “deus dinheiro” em detrimento do Deus do amor e da misericórdia. As pessoas vão para se encontrar com Deus, mas o que encontram é, na verdade, uma casa de negociantes, de cambistas, enfim, a casa de Deus negligenciada e desprezada por aqueles que deveriam cuidar do Templo.

O zelo de Jesus pela Casa do Pai consome o Seu coração. O zelo de Jesus pela Casa do Pai leva Jesus a expulsar da casa do Pai aquilo que não é do Pai, aquilo que não é de Deus, aquilo que é enganoso e faz da religião um ponto de exploração para os seus próprios interesses.

Não destruamos o Templo, Casa de Deus, nem o templo que nós somos, o lugar da morada de Deus

É preciso parar, refletir e meditar. Primeiro, o que estamos indo buscar na casa de Deus? O que fazemos da Casa de Deus, como o lugar do nosso encontro com Deus? Estamos verdadeiramente nos encontrando com Deus ou estamos transformando a nossa relação com Ele em relação de brigas, conflitos, interesses pessoais, interesses comerciais e outros tantos interesses?

O lugar do encontro com Deus é, acima de tudo, o lugar da comunhão com Deus, o lugar de oração. Às vezes, é difícil rezar em nossas igrejas, são lugares tão barulhentos, lugares de confusões e disputas. É difícil encontrarmos ambientes onde a alma possa estar verdadeiramente na presença de Deus.

Aqui, tem outra coisa importante, quando Jesus diz àqueles que são chefes do templo: “Vocês podem até destruir esse Templo, mas em três dias eu o levantarei”. É óbvio que quem não tem intimidade com Deus, não entende a linguagem de Deus. Jesus se refere ao Seu Corpo porque Ele é o Templo vivo, o lugar da morada de Deus. Os homens podem destruí-lo, como mataram Jesus, mas o Pai O ressuscitou, O reergueu.

Que possamos entrar no Templo para cultuar, adorar, louvar e sermos reerguidos por Deus. Não destruamos o Templo, Casa de Deus, nem o templo que nós somos, o lugar da morada de Deus.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/tenhamos-zelo-pela-casa-de-deus-2/?sDia=7&sMes=03&sAno=2021