Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 07/04/2021

Liturgia Diária 07/04/2021 – Oitava da Páscoa | Quarta-feira

Salmo Responsorial (Sl 104,4-9)

Salmo Responsorial (Sl 104,4-9)

— Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

— Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

— Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho

Evangelho (Lc 24,13-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.

15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?”

19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.

25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.

28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.

31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram” (Lucas 24,15-16).

Assim como os discípulos de Emaús que caminhavam e discutiam pelo caminho. “O que aconteceu com o Senhor?”, “O que aconteceu no meio de nós?”, “O que será de nós?”. Olhamos para todas as nossas discussões humanas, todas as discussões que os discípulos de hoje fazem e promovem na vida, em casa, na convivência social, nas redes sociais. As discussões são acaloradas, muitas até duras e sem sentido, e quando se discute muito é porque pouca luz se tem sobre as situações.

Os discípulos estão em busca de luz, como nós estamos em busca de luz, mas é preciso dizer que assim como eles caminhavam, mas o coração estava obscurecido, sobretudo, por não conhecerem ou não mergulharem nas Escrituras, na profundidade da Palavra de Deus eles caminhavam em meios aos seus sentimentos humanos.

Muitas vezes, os sentimentos mundanos se misturam aos sentimentos humanos, e realmente as nuvens escuras cobrem a mente e o coração e não somos capazes de compreender a luz de Deus presente no meio de nós.

Jesus caminhava com eles, mas eles não reconheceram que era o Senhor. É por isso que o Senhor vai de uma forma catequética, pedagógica, levando-os para passo a passo voltarem-se para a Palavra. O que disse os profetas, o que ensinou os patriarcas e toda a direção que as Sagradas Escrituras dava para Jesus.

Não somos capazes de compreender a luz de Deus presente no meio de nós

Precisamos deixar que a Palavra de Deus nos ilumine, mas nos ilumine e nos direcione para a pessoa de Jesus, deixar que as Sagradas Escrituras nos conduzam para o encontro com Jesus vivo e ressuscitado.

Assim como o coração dos discípulos começou a arder quando escutavam o Senhor, o nosso coração arde, se abre, vai se dilacerando com aquelas cordas que nos prendem para que o Cristo vivo na Palavra ilumine as trevas do nosso coração.

Deixemo-nos iluminar pelo Cristo que caminha conosco, pois estamos discutindo muito e deixando nos iluminar pouco. O Ressuscitado está no meio de nós e O reconhecemos ao partir do Pão e nas Sagradas Escrituras.

Celebremos Sua presença na Palavra e na Eucaristia. É Ele que caminha vivo, é Ele que está ressuscitado no meio de nós.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/deixemo-nos-iluminar-pela-luz-de-cristo/?sDia=7&sMes=04&sAno=2021