Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 07/07/2020

Liturgia Diária 07/07/2020 – 14ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Salmo Responsorial (Sl 113B)

Salmo Responsorial (Sl 113B)

— Confia, Israel, no Senhor!

— Confia, Israel, no Senhor!

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, tendo ouvidos, não podem ouvir.

— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar. Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho

Evangelho (Mt 9,32-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade” (Mateus 9,35).

O apostolado de Jesus se resume nos verbos: percorrer, ensinar, pregar e curar. Primeiro, é necessário percorrer, ou seja, fazer o caminho, ir onde as pessoas estão.

Sei que, hoje, percorrer fica até mais fácil, porque temos os automóveis, os meios de locomoção e, mais ainda, temos os meios virtuais, a internet, os meios de comunicação. Mas não importa os meios, Jesus usou o meio que Ele tinha, que era andar; Jesus andava mesmo.

E precisamos também circular dentro da nossa casa, nos fazer presente no trabalho, na cidade com os vizinhos, com os amigos; o que não dá é  vivermos trancados dentro de nós, ocupados somente com as nossas coisas, pois não vamos ser missionários, não vamos ser presença amorosa de Deus. Por isso, percorra caminhos e distâncias para ser a presença amorosa de Jesus. Inclusive, percorrer, andar e correr faz muito bem para nós sermos a presença de Deus na vida do outro.

Ensinemos aquilo que de Deus nós aprendemos. Se Jesus ensinava nas sinagogas, precisamos ensinar em casa, nas redes sociais, ensinar onde estamos vivendo.

Não deixe de evangelizar e de catequizar a sua própria casa e  família, pregando o Evangelho do Reino de Deus

Mas só ensina aquele que aprende. Então, primeiro, aprendamos de Jesus, O escutemos e entremos na escola d’Ele para ouvirmos, e o que aprendermos com Ele, nós iremos ensinar.

Papai e mamãe, não deixem de ensinar as lições básicas de educação para os seus filhos, mas não deixe de evangelizar e de catequizar a sua própria casa e família, pregando o Evangelho do Reino de Deus.  

Uma coisa é darmos o ensino que é o conhecimento, outra coisa é pregarmos, ou seja, fazermos impregnar no coração o Evangelho da Vida, para que ele fique marcado, corroborado e alicerçado dentro da alma e do coração.

Pregue o Evangelho, primeiro, com a própria vida e, depois, com as palavras. Precisamos falar de Jesus, proclamar o Evangelho d’Ele para os corações.

Pregue com simplicidade e humildade, mas não deixe de pregar. Jesus curava todo tipo de doença e enfermidade, precisamos ser sinal da cura de Deus, primeiro, deixar Ele nos curar, pois precisamos ser curados.

As pessoas entendem que a cura é só para quem está morrendo ou está com uma doença grave. Chegamos às doenças graves porque não cuidamos de nos prevenir delas nem cuidamos das pequenas enfermidades, que são grandes e estão escondidas dentro de nós, são as enfermidades da cabeça, da mente e do coração que nos fazem tão atormentados e vivemos num mundo de tormentos.

A Palavra de Deus cura e liberta, Jesus nos cura quando permitimos que a Palavra d’Ele penetre em nós e realize a Sua obra. Também vamos trazer cura para a casa, para a família, para onde formos percorrer para anunciarmos o Evangelho, se proclamarmos com o poder e a autoridade de Jesus nosso Mestre e Senhor.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/proclamemos-o-evangelho-de-jesus-aos-coracoes/?sDia=7&sMes=07&sAno=2020