Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 08/06/2019

Liturgia Diária 08/06/2019 – 7ª Semana da Páscoa – Sábado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (At 28,16-20.30-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e assim fui entregue às mãos dos romanos.

18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.

30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 10)

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

Evangelho

Evangelho (Jo 21,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (João 21,24-25).

João, o discípulo amado, aquele que seguiu Jesus com ternura, amor e afeto, na conclusão do seu Evangelho, faz a narrativa primeiro do encontro final com Jesus. Mas ele nos traz também o seu testemunho, pois é testemunha de tudo aquilo que escreveu. Ele viveu, presenciou e, agora, dá-nos a oportunidade de conhecermos tudo que Jesus passou no meio de nós.

João está dizendo que Jesus fez tantas outras coisas que não daria para escrever. Veja que os quatro Evangelhos não foram suficientes para nos dizer tudo a respeito da vida de Jesus, da ação, da presença e do amor d’Ele vivo entre nós.

Não dá nem hoje para escrevermos, para narrarmos, para falarmos de tudo que Jesus tem feito e transformado. Conhecemos a vida de alguns santos, conhecemos os testemunhos de alguns irmãos, mas nem toda a eternidade será suficiente para testemunharmos, para vermos e contemplarmos toda a ação renovadora de Jesus na face da Terra, no meio da humanidade.

Jesus, o homem cheio do Espírito, renovou o mundo por onde passou. Jesus, o homem cheio do Espírito renova o mundo, renova a nossa vida quando permitimos que Ele aja em nós.

Permitamos que a ação de Jesus em nós seja contínua, transformadora, renovadora e santificadora

Não dá para prescrevermos nem colocarmos em folhas tudo aquilo que Jesus tem feito. Sabe por quê? Porque Ele pode fazer muito mais. Ele quer e precisa fazer muito mais. O que Ele precisa, na verdade, é de corações, de almas, de homens e mulheres que se abram para a sua ação renovadora, que faz nova todas as coisas.

Por isso, neste dia que nos colocamos na expectativa do Pentecostes, de recebermos em nós o Espírito de Jesus, permitamos que a ação de Jesus em nós seja contínua, transformadora, renovadora e santificadora, para que, no livro da vida, o nome de cada um de nós esteja escrito: “Eis uma obra nova de Deus. Eis uma vida transformada por Deus”.

Que o nosso nome, pela graça do Espírito, esteja gravado para sempre no livro da eternidade!

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/acao-de-jesus-renova-todas-coisas/?sDia=8&sMes=06&sAno=2019