Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 08/10/2019

Liturgia Diária 08/10/2019 – 27ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

Evangelho

Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra” (Lucas 10,39).

Hoje, estamos meditando a visita de Jesus à casa destas duas irmãs, Marta e Maria. Podemos contemplar, na nossa própria vida, Jesus nos visitando e presente no meio de nós, Jesus em nossa casa, em nossa família, a postura que temos para com o Senhor, porque a verdade é que o Senhor está no meio de nós.

Como nós nos portamos e nos comportamos diante da presença maravilhosa de Deus que veio nos visitar? Pode ser que a nossa atitude seja a mesma de Marta: ocupada, atarefada, não ignorando: “Deus está aqui, mas eu tenho muitas coisas importantes para fazer. Quando eu acabar, vou dar atenção a isso”.

A verdade é que fazemos assim com a nossa vida, esperamos ter tempo para dar tempo a Deus e escutá-Lo.

No mundo de ocupações em que vivemos, nos dias de hoje, o tempo não sobra. E o tempo que sobra nos consome pelo cansaço e por outras ocupações que achamos mais importantes.

O fato é que, raramente sobra tempo precioso. Deus não merece a nossa sobra, nem nós merecemos a sobra para dar a Deus, precisamos dar a Ele o melhor do nosso tempo e da nossa escuta.

Que tenhamos tempo para que Deus fale a nós e para que a nossa alma O escute em primeiro lugar

Jesus está dizendo que Maria escolheu a melhor parte: sentar-se aos pés do Senhor para escutar a Sua Palavra.

Precisamos sentar, e ‘sentar’ quer dizer acalmar, descer, não ficarmos em cima ocupados com a mente, com o coração, com as mãos, com as tarefas e obrigações. É o dever de sentar-se aos pés do Senhor para deixá-Lo falar, para que a sua Palavra, entre nós, penetre o nosso coração e faça a diferença na nossa vida.

No final da vida lamentaremos muito o tempo em que podíamos ter escutado o Senhor mas não O escutamos. Lamentaremos muito porque nos ocupamos com tantas coisas e não damos a Deus o dízimo do nosso tempo tão precioso e necessário não para Deus, e sim para a nossa própria vida.

Vamos ver que tudo que temos para realizar, a casa que temos de cuidar, os filhos que temos de criar, as responsabilidades do matrimônio, da vida profissional, seja ela qual for, terá mais sabor e sentido, e não cairemos em tantos abismos existenciais onde muitos estão sucumbindo porque não focam o seu tempo no essencial.

Que tenhamos tempo para que Deus fale a nós e para que a nossa alma escute a Deus em primeiro lugar.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/precisamos-dar-a-deus-o-melhor-do-nosso-tempo/?sDia=8&sMes=10&sAno=2019