Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 09/07/2019

Liturgia Diária 09/07/2019 – 14ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Gn 32,23-33)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 23Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos e passou o vau do Jaboc. 24Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia, 25Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.

26Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”. 30Perguntou-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas-me o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 31Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e tive poupada a minha vida”.

32Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 16)

— Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios.

— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.

— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai-me o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

— Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença.

Evangelho

Evangelho (Mt 9,32-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade” (Mateus 9,35).

Jesus andava de cidade em cidade, de povoado em povoado. Ele era, de fato, a graça ambulante de Deus, que levava aquela graça para o mundo que estava na desgraça do mal e do pecado.

Jesus precisa continuar e continua andando no nosso meio nos dias de hoje, porque, quando a Palavra de Deus é pregada, quando o Reino de Deus é ensinado, o mundo é curado, as enfermidades são afugentadas. A nossa alma, o nosso coração, que se encontra, muitas vezes, oprimido e deprimido, precisa do toque da graça do Evangelho. Eu sou testemunha de quantas vezes preguei a Palavra de Deus aos corações e vi muitas pessoas sendo curadas. Eu vi muitas pessoas desanimadas alcançarem um novo ânimo, uma nova razão de viver.

Eu sei que a Palavra não é minha, mas sei que a Palavra do Evangelho, quando chega aos corações, tem poder de ressurreição e cura. Se nós queremos salvar, curar o mundo, resgatá-lo, levemos Jesus aos corações, anunciemos e proclamemos Cristo, levemos o amor d’Ele às pessoas.

A verdade é que falamos pouco de Jesus, reservamos um tempo para escutá-Lo, mas, às vezes, esse tempo é tão mal usado, porque até na igreja nos perdemos, distraímo-nos e ocupamos nosso tempo com aquilo que não é o essencial.

Precisamos nos preencher de Jesus, precisamos nos alimentar das palavras d’Ele, porque nós somos essas ovelhas cansadas, abatidas que, muitas vezes, estão vivendo sem pastor. O Pastor é Jesus, que se compadece da nossa dor, da nossa enfermidade e do nosso sofrimento. Precisamos permitir que Ele cuide de nós, que Ele acalente a nossa alma e o nosso coração. Precisamos deixar que o Seu Evangelho caia em nós.

Basta a Palavra do Senhor penetrar em nós para que a nossa alma desanimada encontra o alento

Basta uma Palavra do Senhor e a nossa alma será curada. Basta a Palavra do Senhor penetrar em nós para que a nossa alma desanimada encontre o alento, a vida e o vigor.

Proclamemos a Palavra que cura, proclamemos Jesus, proclamemos a autoridade d’Ele, o nome d’Ele se quisermos, realmente, ser salvos, e que os nossos sejam também.

No meio de uma situação emblemática e problemática, que passamos em casa, na família, queremos resolver de uma forma muito humana aquilo que se tornou até desumano, mas se o Evangelho penetrar na sua casa, ele vai trazer luz para essas discussões, para esses problemas.

Eu digo para um casal que não consegue resolver as crises: coloque o Evangelho no meio ou na frente. O problema é que colocamos o Evangelho de lado, quando é bom dizemos: “Legal, serve para o outro”, mas quando colocamos o Evangelho na frente e, sobretudo, dentro de nós e no meio das nossas relações, pode ser a família mais complicada ou a situação mais dura, comece a se reunir em torno de Jesus, em torno da Palavra de Jesus, e você verá a sua família ressuscitar, ressurgir, a Palavra de Deus fazer bênção e curas onde você estiver.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/basta-uma-palavra-do-senhor-para-a-nossa-alma-ser-curada/?sDia=9&sMes=07&sAno=2019