Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 10/02/2018

Liturgia Diária 10/02/2018 – 5ª Semana do Tempo Comum – Sábado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (1Rs 12,26-32;13,33-34)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 12,26Jeroboão refletiu consigo mesmo: “Como estão as coisas, o reino vai voltar à casa de Davi. 27Se este povo continuar a subir ao templo do Senhor em Jerusalém, para oferecer sacrifícios, seu coração se voltará para o seu soberano Roboão, rei de Judá; eles me matarão e se voltarão para Roboão, rei de Judá”.

28Depois de ter refletido bem, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Não subais mais a Jerusalém! Eis aqui, Israel, os deuses que te tiraram da terra do Egito”. 29Colocou um bezerro em Betel e outro em Dã. 30Isto foi ocasião de pecado, pois o povo ia em procissão até Dã para adorar um dos bezerros.

31Jeroboão construiu também templos sobre lugares altos, e designou como sacerdotes homens tirados do povo, que não eram filhos de Levi. 32E instituiu uma festa no dia quinze do oitavo mês, à semelhança da que era celebrada em Judá. E subiu ao altar. Fez a mesma coisa em Betel, para sacrificar aos bezerros que havia feito. E estabeleceu em Betel sacerdotes nos santuários que tinha construído nos lugares altos.

13,33Depois disso, Jeroboão não abandonou o seu mau caminho, mas continuou a tomar homens do meio do povo e a constituí-los sacerdotes dos santuários dos lugares altos. Todo aquele que queria era consagrado e se tornava sacerdote dos lugares altos. 34Esse modo de proceder fez cair em pecado a casa de Jeroboão e provocou a sua ruína e o seu extermínio da face da terra.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 105)

— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

— Pecamos como outrora nossos pais, praticamos a maldade e fomos ímpios; no Egito nossos pais não se importaram com os vossos admiráveis grandes feitos.

— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.

— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

Evangelho

Evangelho (Mc 8,1-10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.

6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.

7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

O coração de Deus é repleto de compaixão e amor aos mais necessitados

“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que estão comigo e não tem nada para comer” (Mc 8, 1-10).

O coração de Jesus é cheio de compaixão e sensível  às realidades humanas. Não podemos ter um coração convertido para Deus, se não temos a sensibilidade humana para o sofrimento, a dor, a fome, as necessidades, angústias, enfim, se não nos sensibilizamos com aquilo que outro está vivendo e sofrendo.

O meu coração pode estar apaixonado por Jesus e chora dia e noite na presença do Senhor. Essa é a primeira conversão, no entanto, a verdadeira e plena é quando o nosso coração torna-se como o de Jesus. Se só temos sensibilidade pelas coisas de Deus e religiosas e nos separamos das necessidades dos filhos d’Ele, vamos viver uma conversão muito primária, não sairemos e nem amadurecemos nela.

Nós precisamos ter aquilo que Jesus teve: a sensibilidade e a compaixão de olhar para o sofrimento, para aquilo que outro vive. Não podemos simplesmente nos comportar como indiferentes e dizer: “olha, Deus vai te ajudar”. O Senhor nos colocou no mundo para que sejamos – a ajuda – a mão d’Ele para os outros.

Deus nos colocou no mundo para que possamos pegar o “pão criado”, feito pela bondade e sabedoria do trigo, que Deus nos deu para dividirmos e multiplicarmos. Tudo que temos devemos saber dividir e multiplicar. Essa é a graça que vivemos e temos que compartilhar com os sentimentos de Jesus, porque Ele compadece-se do sofrimento da humanidade. Não podemos ver o outro passar fome e dizer: “esse problema não é meu”! Ver o outro passar aflição e não nos importarmos.

Sei que a oração abre as portas do céu, mas, ela tem que abrir, também, as portas do nosso coração, porque o coração de Deus está aberto para o sofrimento e às necessidades pelas quais o mundo passa. Temos o coração fechado, que só pensa em si, preocupa-se consigo mesmo e com suas coisas. Porém, existem à minha volta: pessoas carentes, famintas, sedentas, ou seja, muito necessitadas de tudo.

Que Jesus converta o nosso coração para que ele se abra aos sofrimentos e às necessidades dos nossos irmãos.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/deus-tem-compaixao-de-todos-os-seus-filhos/?sDia=10&sMes=02&sAno=2018