Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 11/02/2019

Liturgia Diária 11/02/2019 – 5ª Semana do Tempo Comum – Segunda-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Gn 1,1-19)

Leitura do Livro do Gênesis.

1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. 7E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!” E assim se fez. 10Ao solo enxuto Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: “A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra”. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas, os dias e os anos, 15e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra”. E assim se fez. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 103)

— Alegre-se o Senhor em suas obras!

— Alegre-se o Senhor em suas obras!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

— A terra vós firmastes em suas bases, ficará firme pelos séculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, e as águas envolviam as montanhas.

— Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; às suas margens vêm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto.

— Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Evangelho

Evangelho (Mc 6,53-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.

55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Libertémonos de todas las parálisis para que la Palabra de Dios nos deje de pie

“Y mientras Jesús les anunciaba la Palabra, cuatro hombres le trajeron un paralítico que llevaban tendido en una camilla. Como no podían acercarlo a Jesús a causa de la multitud, levantaron el techo donde él estaba y por el boquete bajaron al enfermo en su camilla” (Mc 2, 3-4).

La primera cosa que nosotros queremos contemplar es la acción de Jesús. Porque las personas se reunían para escuchar a Jesús, para escuchar la proclamación de la Palabra de Dios, porque era lo que Jesús hacia: anunciaba la Palabra de Dios.

Y mientras la Palabra de Dios es anunciada, el reino de Él ocurre, porque, los corazones son libertos y el alma son redimidas. La acción de Dios actualiza la presencia de Él en nuestro medio, porque el Reino de Dios ocurre por la proclamación de la Palabra. Y Jesús hacia justamente eso: proclamaba la Palabra de Dios.

Aquel paralítico no tenía condición de escuchar la Palabra. ¿Por que? Porque él estaba realmente paralizado, y la parálisis lo prendía, él no conseguía llegar hasta Jesús para escucharlo. Pero él quería escucharlo, además, tenía los limites físicos. Y, además de la dificultad, de la imposibilidad de caminar para llegar donde Jesús estaba, también había una enorme multitud que lo impedía, era una verdadera pared. Y, muchas veces, aquella multitud no se abre para que otros más necesitados pudieran llegar hasta Jesús.

Sin embargo, manos bendecidas son providencias para que la Palabra de Dios llegase en aquel momento. ¿Y que hacen? Llevan su hamaca por encima del tejado. Y aquí esta la sabiduría, la búsqueda de los medios necesarios para llegar hasta la gracia de Dios. Si no podemos llegar a Dios “por debajo”, podemos llegar “por encima”; si no podemos por encima, que podamos intentar “de los lados”, pero necesitamos llegar hasta Dios; y hacer con que la Palabra de Él, Su gracia nos encuentre.

¡Disculpa, pero no podemos quedar paralizados en nuestras dificultades! Porque Jesús enfrentó todas las barreras para llegar hasta nosotros, y Él esta en nuestro medio. No puedo permitir que mi vida quede paralizada. “Ah, mas yo tengo muchos problemas, muchas dificultades, mucha cosa para hacer”, de esta forma, las barreras crecen.

Si las barreras para aquel paralítico era su condición física y aquella multitud, hoy, nuestras barreras son otras: nuestros problemas, nuestras ocupaciones y múltiplas tareas; nuestros miedos, temores, recelo y, muchas veces, nuestra falta de iniciativa.

Vamos por encima del tejado, vamos por encima y, si no damos cuenta, pidamos ayuda. Que alguien nos lleve, pero necesitamos tomar la iniciativa para llegar hasta Jesús y para que Su Palabra llegue hasta nosotros. Sino, quedamos postrados; vamos ser tomados por una ola de desanimo, de tristeza, de abatimiento que hay en el mundo en que vivimos. La Palabra de Dios nos liberta. Si palabra de Él aún no llego, necesito refugiarme y correr atrás de ella, donde quiere que ella se encuentre.

Libertémonos de todas las parálisis para que la Palabra de Dios nos deje de pie.

¡Dios te bendiga!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/es/homilia/precisamos-caminhar-em-direcao-palavra-de-deus-que-nos-liberta/?sDia=18&sMes=01&sAno=2019