Rua Ângelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 12/05/2019

Liturgia Diária 12/05/2019 – 4º Domingo da Páscoa

Primeira Leitura

Primeira Leitura (At 13,14.43-52)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus.

44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.

48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.

50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 99)

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira,/ servi ao Senhor com alegria,/ ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,/ Ele mesmo nos fez, e somos seus,/ nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,/ sua bondade perdura para sempre,/ seu amor é fiel eternamente!

Segunda Leitura

Segunda Leitura (Ap 7,9.14b-17)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.

14bEntão um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda.

16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Jo 10,27-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão” (João 10,27-28).

Meus amados irmãos e irmãs, somos ovelhas do redil de Jesus. Há boas ovelhas como também há bons pastores, há más ovelhas como há maus pastores. Precisamos ser cada vez mais boas ovelhas, porque a boa ovelha é aquela que escuta a voz do seu pastor e o segue. A ovelha que escuta a voz do pastor não se perde, mas encontra sempre a sua pastagem para repousar e descansar junto ao seu pastor.

É muito bela a imagem do pastor conduzindo as ovelhas. Eu pessoalmente vi essa cena algumas vezes no Brasil e em Israel, a terra de Jesus. As ovelhinhas uma atrás das outras; se uma só delas se distrai, as outras se distraem.

Veja, se distrair pelo caminho é uma tentação e, hoje, mais ainda, porque vivemos no mundo das distrações, tanta coisa é feita para distrair a nossa atenção. Você, pai e mãe, sabem que se temos uma criança junto de nós no meio da multidão, basta uma distração para a criança se perder.

No mundo em que estamos, as distrações que parecem ser boas, podem ser perigo para os nossos se perderem também. O que nos leva a nos perdermos, seja nós adultos ou crianças, é perdermos a voz do Pastor, é nos deixarmos guiar pelas distrações que o mundo nos oferece, que nos tiram do nosso foco, da nossa atenção àquilo que é essencial e fundamental.

É preciso acordar, dar atenção à voz do Pastor para que não arranquem a nossa vida das mãos d’Ele

Nada é mais importante para um discípulo do que escutar a voz do seu Mestre, nada é mais importante para uma ovelha do que escutar a voz do seu pastor, nada é mais importante para um filho do que escutar a voz do seu pai e da sua mãe. Quando não escutamos mais aquela voz, nos perdemos. E, muitas vezes, nos perdermos eternamente, porque nos desviamos, e a vida começa a tomar rumos e proporções que não são de Deus.

Muitas pessoas eram da Igreja e, hoje, não são mais; muitas pessoas serviram, testemunharam e falaram de Deus, mas hoje, não falam e nem seguem mais. Pois, aos poucos, foram se deixando distrair, sendo atraídos por outras vozes. E não precisamos julgar e condenar ninguém, porque esse risco todos nós corremos.

Mantenhamos nossa atenção num único Pastor que é Jesus e escutemos todos os dias a Sua voz, porque no meio de tanta confusão, o mundo em que vivemos é muito confuso e, muitas vezes, as coisas dentro da própria Igreja são confusas, acabamos nos perdendo, nos magoando, nos ferindo. E, a primeira coisa que se fere é o ouvido da escuta de Deus.

Escutamos mais as pessoas, mais os nossos problemas, nossas feridas e nossos dramas do que a Deus. Quando isso acontece, é um péssimo sinal para a ovelha, porque do sinal amarelo para o vermelho falta muito pouco. É preciso acordar, dar atenção à voz do Pastor, para que não arranquem a nossa vida das mãos d’Ele, porque Ele veio para cuidar de nós.

É preciso escutar o Pastor para que Ele cuide realmente da nossa vida.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/escutemos-a-voz-do-nosso-pastor/?sDia=12&sMes=05&sAno=2019