Rua Ângelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 13/08/2019

Liturgia Diária 13/08/2019 – 19ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Dt 31,1-8)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

1Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras: 2“Tenho hoje cento e vinte anos e já não posso deslocar-me. Além do mais, o Senhor me disse: ‘Não atravessarás este rio Jordão’. 3É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor. 4E o Senhor fará com esses povos o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor os entregar a vós, fareis com eles exatamente o que vos ordenei. 6Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará”.

7Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: “Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela. 8O Senhor, que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Dt 32,3-12)

— A porção do Senhor é o seu povo.

— A porção do Senhor é o seu povo.

— O nome do Senhor vou invocar; vinde todos e dai glória a nosso Deus! Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas.

— Recorda-te dos dias do passado e relembra as antigas gerações; pergunta, e teu pai te contará; interroga, e teus avós te ensinarão.

— Quando o Altíssimo os povos dividiu e pela terra espalhou os filhos de Adão, as fronteiras das nações ele marcou de acordo com o número de seus filhos.

— Mas a parte do Senhor foi o seu povo, e Jacó foi a porção de sua herança. O Senhor, somente ele, foi seu guia, e jamais um outro deus com ele estava.

Evangelho

Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.

10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“E indicando con la mano a sus discípulos, dijo: «Estos son mi madre y mis hermanos” (Mt 12, 49).

Jesús formo una escuela de vida, a la escuela de la salvación, en la escuela en el cual el Señor nos enseña el camino que perdemos por causa del pecado. En realidad, el Señor nos guía por el camino de la vida. Y para hacernos parte de la escuela de Jesús, lo que vale no es el título, no es el grado de parentesco que tenemos, no es la función que ocupamos en la iglesia, no es el cargo ni la importancia que los demás nos dan.

Lo que es fundamental y esencial en la escuela de Jesús es la sumisión a la voluntad del Padre, es dejarnos que Él guíe nuestra voluntad, porque quedo mal inclinada, mal guiada y nos inclinamos, muchas veces, para el mal.

Entonces, podemos tener el título de cristianos, podemos ser parientes del Señor, amigos de Jesús, pero si no hacemos la voluntad del Padre, sino disciplinamos a la voluntad de Él, no trabajaremos nuestra voluntad, no inclinaremos lo que tenemos dentro de nosotros para que el Reino de Dios ocurra; no somos, de hecho, discípulos de Jesús.

Lo que es fundamental y esencial en la escuela de Jesús es la sumisión a la voluntad del Padre

Para Jesús, el más importante no es el grado de parentesco lo que hacemos ni la ocupación que tenemos en la casa de Dios. Por supuesto que el trabajo que realizamos, en la casa de Dios, es una forma de entrenar, de disciplinar, contribuir y colaborar, pero ocurre que, muchas veces, trabajamos para Dios, pero no hacemos la voluntad de Él.

Recibimos títulos de cristianos católicos, de la pastoral, del movimiento, de la comunidad, de la alguna parroquia, pero no hacemos la voluntad del Padre. Por eso, en la escuela de Jesús, es necesario que reflexionamos a cada día, que hagamos un examen de consciencia seria, profunda y verdadero sobre nuestras opciones de vida, sobre nuestras actitudes y sobre como estamos guiando nuestra voluntad; más aún , como estamos dejando Dios guiando nuestro querer y nuestro realizar.

Necesitamos ser entrenados, todos los días, en la escuela de Jesús. Necesitamos entrenar, especialmente, nuestra voluntad. Y, muchas veces, necesitamos contrariar nuestra voluntad, porque ella es llena de querer propio, cultivada por el odio, por nuestro orgullo y por la soberbia que hay en nosotros.

Esta voluntad se inclina para el mal y para el pecado; hacemos el mal, pero después nos disculpamos: “Yo rezo el rosario. Yo comulgo todos los días”. ¿Y entonces? ¿Nosotros hacemos la voluntad del Padre? Porque es eso que nos caracteriza y nos pone, en realidad, como discípulos en la escuela de Jesús.

¡Dios te bendiga!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/es/homilia/submissao-vontade-pai-e-fundamental/?sDia=23&sMes=07&sAno=2019