Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 15/06/2018

Liturgia Diária 15/06/2018 – 10ª Semana do Tempo Comum – Sexta-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (1Rs 19,9a.11-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.

12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”.

15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 26)

— Senhor, é vossa face que eu procuro!

— Senhor, é vossa face que eu procuro!

— Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro.

— Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho

Evangelho (Mt 5,27-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.

30Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Saber acoger lo que viene de Dios no es, simplemente, escuchar lo que queremos, pero es dejarlo formar y hablar con nosotros

“Todavía le quedaba uno: ése era su hijo muy querido. Lo mandó por último, pensando: «A mi hijo lo respetarán. Pero los viñadores se dijeron entre sí: «Este es el heredero, la viña será para él; matémosle y así nos quedaremos con la propiedad.” (Mc 12, 6-7).

El Evangelio de hoy nos señala el drama del rechazo. Es una parábola que seguimos con bastante atención y percibimos que los agricultores rechazaron los empleados, los demás enviados y, por último, el hijo del dueño de aquella viña.

El egoísmo humano, cerrado en sí mismo, solo acoge lo que le conviene. Cuando el corazón humano es egoísta, él solo acoge lo que está de acuerdo con lo que él piensa, cree y quiere. Si no esta de acuerdo con sus conveniencias, él rechaza y no acoge. Y así cada uno va formando su fe o su conciencia de fe, de acuerdo con sus subjetividades.

Dios nos habla, muchas veces, o deja de hablarnos por la boca de aquellos que nosotros rechazamos, a comenzar por los niños. Dios habla por la boca de lo pequeñitos, por la boca de las personas más sencillas, por los más pobres, por aquellos a quienes no damos valor.

Creamos un prototipo de Dios, y por causa de eso, creamos el prototipo de quien habla en nombre de Él y de quien no habla. Solo podemos acoger lo que es del Señor si el corazón se desarmar, quitar las cercas que ponemos en él, para que no entre lo que no queremos. El corazón necesita desarmar por la vía de la humildad, para que Dios hable a la profundidad de nuestro corazón, para que Él hable en el más intimo de nosotros.

Saber acoger lo que viene de Dios no es, simplemente, escuchar lo que queremos, pero es dejarlo formanos y hablar con nosotros, dejarlo guiar, es acoger lo que no queremos escuchar, para que Él va formándonos y rompiendo las raíces de nuestro orgullo y de nuestra soberbia.

Dios habla mucho, pero, muchas veces, nosotros lo escuchamos poco, porque escuchamos solo lo que queremos.

¡Dios te bendiga!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/es/homilia/saibamos-acolher-o-que-deus-nos-fala/?sDia=4&sMes=06&sAno=2018