Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 15/07/2020

Liturgia Diária 15/07/2020 – 15ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira

Salmo Responsorial (Sl 93)

Salmo Responsorial (Sl 93)

— O Senhor não rejeita o seu povo.

— O Senhor não rejeita o seu povo.

— Eis que oprimem, Senhor, vosso povo e humilham a vossa herança; estrangeiro e viúva trucidam, e assassinam o pobre e o órfão!

— Eles dizem: “O Senhor não nos vê e o Deus de Jacó não percebe!” Entendei, ó estultos do povo; insensatos, quando é que vereis?

— O que fez o ouvido não ouve? Quem os olhos formou não verá? Quem educa as nações não castiga? Quem os homens ensina não sabe?

— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

Evangelho

Evangelho (Mt 11,25-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11,25).

Entrando no coração de Jesus, que louva e engradece o Senhor nosso Pai, Senhor nosso Deus, só posso também querer louvar, bendizer, adorar e glorificar porque Deus nos dá a conhecer as coisas que antes não víamos e estavam escondidas a nós.

Que beleza… Não é pelo nosso conhecimento nem pela nossa sabedoria! Deus não se dá a conhecer por quem acha que já conhece e sabe tudo. Deus se dá a conhecer aos pequeninos.

Eu fico sempre olhando no Evangelho a redundância da Palavra, pois bastava dizer “aos pequenos” É aos mais pequenos entre os pequenos que a graça de Deus se revela. A alma pequenina é a alma sedenta por Deus, dependente d’Ele, que se coloca para ser conduzida por Ele em tudo aquilo que realiza.

A alma pequenina é a alma que está unida, de uma forma mística, com o coração de Jesus

A alma pequenina não é aquela que é movida pela cobiça, pelo orgulho, pela soberba e pela vaidade. A alma pequenina é aquela que se submete à graça, é aquela que se dobra diante de tantas coisas que tem dentro de si.

A alma pequenina é aquela que se quebra, que se dobra para quebrar até a vontade própria. Que beleza, é nessa alma que Deus penetra, que Ele entra, faz morada e faz conhecer os desígnios do Reino dos Céus. A alma pequenina é a alma que saboreia o gosto em pertencer a Deus. A alma pequenina é a alma que está unida, de uma forma mística, com o coração de Jesus.

Por isso, hoje, Jesus está engrandecendo este Pai maravilhoso que nos dá a conhecer o Seu Reino. Que Ele nos faça humildes e pequenos, para que possamos a cada dia saborear o Seu Reino e a Sua presença amorosa no meio de nós.

Deus abençoe você!   

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/a-alma-pequenina-saboreia-o-gosto-em-pertencer-a-deus/?sDia=15&sMes=07&sAno=2020