Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 19/10/2018

Liturgia Diária 19/10/2018 – 28º Semana del Tiempo Común – Viernes

Evangelio (Lucas 12:1-7)

Evangelio (Lucas 12:1-7)

— El Señor esté con vosotros.

— Y con tu espíritu.

— Proclamación del Evangelio de Jesucristo + según San Lucas.

— Gloria a Ti, Señor.

1 En esto, habiéndose reunido miles y miles de personas, hasta pisarse unos a otros, se puso a decir primeramente a sus discípulos: «Guardaos de la levadura de los fariseos, que es la hipocresía. 2 Nada hay encubierto que no haya de ser descubierto ni oculto que no haya de saberse. 3 Porque cuanto dijisteis en la oscuridad, será oído a la luz, y lo que hablasteis al oído en las habitaciones privadas, será proclamado desde los terrados. 4 «Os digo a vosotros, amigos míos: No temáis a los que matan el cuerpo, y después de esto no pueden hacer más. 5 Os mostraré a quién debéis temer: temed a Aquel que, después de matar, tiene poder para arrojar a la gehenna; sí, os repito: temed a ése. 6 «¿No se venden cinco pajarillos por dos ases? Pues bien, ni uno de ellos está olvidado ante Dios. 7 Hasta los cabellos de vuestra cabeza están todos contados. No temáis; valéis más que muchos pajarillos.

— Palabra de la Salvación.

— Gloria a Ti, Señor.

Homilia

Combater a hipocrisia que está em nós é o melhor remédio e testemunho que podemos dar para a transformação deste mundo

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12,1-2).

Os fariseus tinham um problema: eles viviam de aparências. Vivemos numa sociedade que tem o mesmo problema, é a sociedade das aparências, onde tudo aparenta ser uma coisa, onde tudo é belo.

Olhe as propagandas, as imagens na televisão, olhe as fotos que as pessoas colocam nas redes sociais, todo mundo quer aparentar uma coisa. Olhe as caricaturas do mundo político, o que eles realizam lá é o que se realiza na sociedade.

Para a sociedade das aparências, o que importam são as máscaras. Não vivemos o carnaval somente na época do carnaval, a vida é marcada por um constante carnaval onde um fervor de animosidade toma conta dos corações, e cada um usa a máscara mais conveniente para cada situação ou para onde pensa se dar bem. A sociedade da conveniência se junta à sociedade das aparências, e formamos uma sociedade hipócrita.

Precisamos fugir, mas também combater, especialmente em nós, pois todos nós sofremos terrivelmente a tentação de queremos estar melhor para os outros. E “estar melhor” é aparentar ser melhor, saber mais, ter mais e assim por diante. Queremos aparentar o que não somos, o que não sabemos; queremos viver como se tudo estivesse muito bem, quando muitas coisas não estão bem nem dentro de nós.

É preciso ter calma, silenciar a alma e o nosso interior, sair dos combates, das brigas, das competições, inclusive, no mundo virtual, no mundo das redes sociais, e nos voltar para nós e para o nosso interior. Combater a hipocrisia que está em nós é o melhor remédio e o melhor testemunho que podemos dar para a transformação deste mundo.

Quando nos renovamos, quando buscamos coisas autênticas, não engolimos a hipocrisia do mundo. É verdade que o que é aparente gosta do que é aparente, aquilo que é falso atrai o que é falso, a mentira atrai a mentira. Então, vivamos a verdade! E não me refiro à verdade daquilo que acho que é verdade, refiro-me à verdade a respeito de mim, de você, a verdade que liberta do pecado, das aparências, dos erros, dos enganos e das ilusões.

Vivamos em nós o Espírito da Verdade, para que o fermento do farisaísmo não tome conta de nós.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/combatamos-hipocrisia-que-esta-em-nos/?sDia=19&sMes=10&sAno=2018