Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 19/10/2019

Liturgia Diária 19/10/2019 – 28ª Semana do Tempo Comum – Sábado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Rm 4,13.16-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 13não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 104)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

— Ele lembrou-se de seu santo juramento, que fizera a Abraão, seu servidor. Fez sair com grande júbilo o seu povo, e seus eleitos, entre gritos de alegria.

Evangelho

Evangelho (Lc 12,8-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis, pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer” (Lucas 12,11-12).

O Espírito Santo é nosso mestre, é nosso amigo, é Ele quem deve nos conduzir em tudo aquilo que realizamos.

Diante de tantas injustiças que vemos e vivemos, diante de calúnias, difamações, situações opostas com as quais lidamos nesta vida, diante das adversidades, temos um companheiro, um amigo, e não estamos sozinhos.

Preferimos, muitas vezes, fecharmo-nos em nossa mágoa, no nosso ressentimento, no nosso rancor, ou ficarmos atormentando a nossa consciência com aquilo que ouvimos do outro.

O Espírito Santo é nosso amigo e mestre. Não precisamos ficar perdendo noites de sono para saber o que vamos falar para o outro, como vamos nos defender. Quando vivemos a verdade, o amor e a justiça, e temos retidão de consciência ou uma consciência reta e não laxa, podemos ficar tranquilos. Por mais que fiquemos incomodados, o Espírito conduz a nossa defesa, dá-nos palavras acertadas e inspiradas, porque não é com as palavras do mundo nem com o espírito mundano que temos de nos defender do mundo.

O Espírito Santo é nosso mestre, é nosso amigo, é Ele quem deve nos conduzir em tudo aquilo que realizamos

É com o Espírito de Cristo, inspirado por Ele, que temos de lidar com todas as adversidades do mundo e dos tempos em que vivemos.

Não há graça maior do que nos colocarmos na presença de Deus para testemunhar Jesus, para que a nossa vida seja um testemunho vivo de que Deus está em nós e vivemos a vida por Ele sem nos preocupar.

A nossa única preocupação é estarmos em Deus, é vivermos n’Ele, é fazermos a vontade d’Ele, é sermos submissos a Ele. Na submissão a Deus buscarmos a serenidade, a seriedade e a sobriedade. A serenidade para não nos exasperar nem desesperar; a seriedade para conduzir a vida na luz e na direção de Deus, vivendo intensamente a verdade, porque é na verdade que Deus nos conduz a cada dia.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/o-espirito-de-cristo-e-nosso-amigo/?sDia=19&sMes=10&sAno=2019