
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 21/08/2020 – 20ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Salmo Responsorial (Sl 106)
Salmo Responsorial (Sl 106)
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
— Que o digam os libertos do Senhor, que da mão dos opressores os salvou e de todas as nações os reuniu, do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.
— Uns vagavam, no deserto, extraviados, sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, e sua vida ia aos poucos definhando.
— Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu para chegarem à cidade onde morar.
— Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede e os famintos saciou com muitos bens!
Evangelho
Evangelho (Mt 22,34-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!” (Mateus 22,37).
Os fariseus querem ouvir de Jesus aquilo que Ele ensina, inclusive, colocá-Lo à prova. Por isso, esse mestre da Lei pergunta qual é o maior Mandamento da Lei. Jesus nem hesita em responder: “É amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o coração, com toda alma e entendimento”.
Talvez o que tenha faltado para os fariseus de ontem e para nós, os fariseus de hoje, não é saber o que é amar a Deus sobre todas as coisas; o que falta é praticar o amor a Deus sobre todas as coisas. Quando colocamos Deus em primazia na nossa vida, nós O deixamos conduzir nossos passos e nosso coração, deixamos Deus, realmente, direcionar a nossa vida. No entanto, primeiro temos de direcionar a nossa vida para Ele amando, orando, voltando-nos para Ele de verdade. Nós nos ocupamos de Deus e deixamos que Ele ocupe os espaços da nossa vida, nossos pensamentos, sentimentos e intenções.
Não amamos a Deus só quando vamos à igreja rezar, só quando participamos da Missa. Não amamos a Deus só quando abrimos a Bíblia ou quando refletimos a Liturgia, a Palavra d’Ele. Amamos a Deus com tudo aquilo que somos, que fazemos.
Quem ama a Deus de verdade ama o próximo com toda a intensidade
Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, não colocamos o que pensamos, achamos e o que queremos em primeiro lugar. Colocamos a Palavra e a vontade d’Ele, a direção que Ele dá para a nossa vida.
Muitas vezes, direcionamos a nossa vida para Deus, mas para fazer d’Ele o que queremos. Em vez de servir a Deus, queremos que Ele nos sirva. Isso não é amar a Deus, mas instrumentalizar a graça d’Ele.
Por isso, temos muitas decepções religiosas e espirituais, porque queremos instrumentalizar Deus. É isso que estavam fazendo os fariseus e doutores da Lei. Jesus está ensinando: “A direção da vida é amar a Deus sobre todas as coisas”. E isso vai ser tão prático, porque quem ama a Deus sobre todas as coisas vai amar a si mesmo, cuidar de si a cada dia e, com a mesma intensidade, vai amar o seu próximo.
Damos toda a ênfase a amar a Deus. Nós O amamos, meditamos, rezamos, vamos à Igreja, cumprimos o que Ele nos manda, mas não temos o mesmo amor pelo próximo.
Vejo, muitas vezes, que podemos ficar horas no Santíssimo rezando com toda a devoção do coração, mas não temos cuidado com o nosso irmão, desprezamos o próximo, agredimos a outra pessoa fazendo pouco-caso dela, ridicularizando o outro… Essa é a desmedida que não chega ao coração de Deus.
Quem ama a Deus de verdade ama o próximo com toda a intensidade.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/amemos-o-proximo-da-mesma-maneira-que-amamos-a-deus/?sDia=21&sMes=08&sAno=2020