Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 22/02/2020

Liturgia Diária 22/02/2020 – 6ª Semana do Tempo Comum – Sábado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (1Pd 5,1-4)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 22)

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes, ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho

Evangelho (Mt 16,13-19)

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente” (1Pd 5,2).

Nós temos, hoje, a graça de celebrarmos a Cátedra de Pedro. Estamos com o coração unido com aquele que é o pastor de toda a Igreja. Jesus é o bom Pastor, por excelência, de toda a grei do rebanho de Deus. Porém, o pastor visível, aquele que nos representa junto a Cristo, aquele que é a figura da unidade, da comunhão da Igreja é o nosso Papa.

Hoje, o nosso Papa, o que senta-se na Cátedra de Pedro, chama-se Francisco; e precisamos viver uma estreita comunhão com ele. Primeiro, pela oração, pois, a primeira coisa que ele pediu quando assumiu o pontificado foi: “rezem por mim, orem por mim”. Oremos pelo nosso amado pastor, o Papa Francisco; mas, meus irmãos, não amemos só com palavras, vivamos a comunhão com aquele que é o pastor da Igreja. É simplesmente inadmissível nós termos entre nós aqueles que são semeadores das discórdias, confusões; aqueles que, livremente, atacam o Papa.

Antes de mais nada, nós não devemos atacar a ninguém, agredir a ninguém, pois, se você discorda do seu pai, daquele que te gerou, eu não posso aceitar uma atitude agressiva sua, intolerante direcionado a ele,  porque isso mostra o mal que está dentro de você, ou ainda, eu não posso aceitar que você seja agressivo com o padre da sua paroquia quanto mais com o Papa Francisco. Além disso, nós sabemos que isso vem das paixões que cada um alimenta no seu coração, essas precisam ser curadas e tratadas. O que nós não podemos é confundir as coisas não resolvidas dentro de nós com o amor e com a comunhão que nós precisamos ter com a Igreja. E essa unidade, essa comunhão com a Igreja acontece com na figura do Papa.

O nosso Papa, aquele que senta na Cátedra de Pedro, chama-se Francisco

É isto que nós estamos celebrando hoje, com todo o nosso coração: a nossa comunhão com o pastor universal da Igreja, o nosso amado Papa Francisco. Ele é incansável na defesa da Doutrina, da fé, mas, sobretudo, do socorro aos mais pobres, aos renegados da sociedade; ele é o bom pastor que se preocupa com cada uma das suas ovelhas, as mais sofridas, machucadas e feridas.

A nossa resposta hoje é de amor, de fé e de fidelidade. Não adianta nós termos pensamentos adversos, controversos com aqueles que só querem semear a discórdia, o que nós estamos celebrando hoje é a concórdia do coração de Deus, Aquele que quis que a Sua Igreja fosse una; Aquele que não quis que o Evangelho fosse uma bagunça no mundo, pelo contrário, Ele quis que ela fosse símbolo da união dos homens em Deus; claro que, com as diversidades, as diversas manifestações próprias, maravilhosas, mas convergindo para a unidade.

Haverá um só rebanho e um só pastor! Hoje, precisamos ser um rebanho com um único pastor, o nosso amado Papa Francisco, para ele as nossas preces, orações, comunhão de amor e fidelidade.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/um-rebanho-com-um-unico-pastor-o-papa-francisco/?sDia=22&sMes=02&sAno=2020