Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 22/03/2021

Liturgia Diária 22/03/2021 – 5ª Semana da Quaresma | Segunda-feira

Salmo Responsorial (Sl 22)

Salmo Responsorial (Sl 22)

— Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, estais comigo.

— Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, estais comigo.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho

Evangelho (Jo 8,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”

6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Leitura Facultativa

Evangelho (Jo 8,12-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 12Disse Jesus aos fariseus: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas,
mas terá a luz da vida.’ 13Então os fariseus disseram: ‘O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.’ 14Jesus respondeu: ‘Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. 17Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Ora, eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim.’19Perguntaram então: ‘Onde está o teu Pai?’ Jesus respondeu: ‘Vós não conheceis nem a mim, nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.’ 20Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12).

Em meio às tantas escuridões do mundo em que vivemos, em meio às tantas escuridões que estão na nossa alma e no nosso coração, é preciso olhar para a luz, é preciso encontrar a luz e deixar que ela irradie em toda a nossa vida.

Jesus é a luz! A figura de linguagem que Ele usa para se referir a Ele é para entendermos que, no meio de tanta escuridão, o quanto precisamos encontrar a claridade da vida, claridade que vem da luz, a luz que ilumina os caminhos e o coração; a luz que nos dá a direção e não deixa o nosso coração caminhar nas trevas e na escuridão da vida.

Olhemos para Jesus e deixemos que Ele dissipe as trevas da nossa alma e da nossa vida. Quando paramos para olhar a nossa própria vida, percebemos que nem tudo reluz, que nem tudo é tão claro, temos muitas coisas obscuras dentro de nós. Nós ignoramos, não olhamos e caminhamos na escuridão, tropeçamos, machucamos, nos atropelamos e atropelamos uns aos outros, nos magoamos, mas também ferimos e machucamos, porque quando não estamos cobertos pela luz, criamos a nossa própria luz.

É preciso encontrar a luz e deixar que ela irradie em toda a nossa vida

Sabe aquelas pessoas que fazem as gambiarras para poder enxergar e ter luz naquela situação? Essa gambiarra não traz a verdadeira luz. Não precisamos das gambiarras do mundo, precisamos da luz verdadeira, luz autêntica e não me refiro à luz que vem da energia elétrica, é a luz que vem da graça que é Deus, porque Ele é a verdadeira luz e quem está n’Ele não está nas trevas.

É preciso primeiro reconhecer as trevas que, muitas vezes, tomam conta da minha alma. Sem viver uma vida religiosa, piegas ou muitas vezes enganosa e ilusória, onde imagino que estou na luz, onde imagino que tenho luz para tudo, solução para tudo.

A luz que vem de Cristo, primeiro, brilha sobre as almas humildes, não é sobre aqueles que se acham sábios, que podem tudo, que têm resposta para tudo. Quantas coisas eu não sei, quantas coisas não tenho resposta e abaixo a minha cabeça e me coloca sobre a luz de Deus, deixando que Ele me ilumine.

Deus nos ilumina pelo silêncio, pela submissão, pela humildade de deixá-Lo ser luz, deixar Ele falar e conduzir. Não pense que porque levamos muito brilho no rosto, num mundo cheio de luzes artificiais, temos luzes para as situações obscuras da vida. Muitas vezes, caminhamos nas fantasias e nos enganos porque não nos deixamos guiar pela verdadeira luz que é Jesus.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/jesus-e-verdadeira-luz-da-nossa-vida/?sDia=22&sMes=03&sAno=2021