Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 22/05/2021

Liturgia Diária 22/05/2021 – 7ª Semana da Páscoa | Sábado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (At 28,16-20.30-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.

18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.

30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 10)

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

Evangelho

Evangelho (Jo 21,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos” (João 21,25).

A Palavra de Deus está aí para testemunhar tudo aquilo que Jesus fez e realizou no meio de nós. Quando digo “tudo”, estou contradizendo a própria Palavra porque a própria Palavra diz que todas as coisas e todos os livros do mundo não seriam capazes de narrar as maravilhas e bênçãos que Jesus fez, mas tudo que contém é suficiente para nos confirmar, para nos alimentar, para que permaneçamos firmes no seguimento de Jesus.

A Palavra continua sendo escrita e vivida, exceto que a revelação terminou com a morte do último apóstolo, que foi João, mas é certo que a Palavra está sendo cada vez mais vivida.

As obras que Jesus realizou no seu tempo, Ele continua a realizar no meio de nós hoje. As pessoas continuam sendo curadas, transformadas, libertadas; o Evangelho continua sendo anunciado e nossas vidas são resgatadas graças ao Evangelho que nos salvou.

A Palavra nos dá a graça de testemunhar ao mundo aquilo que vimos Jesus realizar em nós

É preciso se render a cada dia ao Evangelho de Jesus, é preciso deixar que a cada dia escrevamos o Evangelho de Jesus. Não é escrever outro Evangelho, é traduzir o Evangelho que Ele nos deixou para a nossa vida e para a nossa realidade. É testemunhar como aquilo que foi vivido em Nazaré, na Galileia, na Judeia, esteja acontecendo aqui no Brasil, no mundo e em tantos outros lugares, porque esse mesmo Evangelho chega nos quatro cantos do mundo. E onde quer que chegue, como está chegando agora a mim e a você, essa Palavra tem o poder de nos transformar, de realizar maravilhas em nós, ela tem o poder de nos dar a graça de testemunhar ao mundo aquilo que vimos Jesus realizar em nós.

Se João nos dá o testemunho daquilo que ele viu e ouviu e, por isso, escreveu, nós também damos testemunho daquilo que vemos, ouvimos e Deus realiza no meio de nós. Sejamos no mundo testemunhas do amor de Deus no meio de nós. Sejamos esse livro onde Deus continua escrevendo a história de salvação do mundo.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/palavra-de-deus-tem-poder-para-nos-transformar/?sDia=22&sMes=05&sAno=2021