Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 24/07/2018

Liturgia Diária 24/07/2018 – 16ª Semana do Tempo Comum – Terça-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Mq 7,14-15.18-20)

Leitura da Profecia de Miquéias.

14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados; que eles desfrutem a terra de Basã e Galaad, como nos velhos tempos. 15E, como foi nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios.

18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 84)

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.

— Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, libertastes os cativos de Jacó. Perdoastes o pecado ao vosso povo, encobristes toda a falta cometida; retirastes a ameaça que fizestes, acalmastes o furor de vossa ira.

— Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, esquecei a vossa mágoa contra nós! Ficareis eternamente irritado? Guardareis a vossa ira pelos séculos?

— Não vireis restituir a nossa vida, para que em vós se rejubile o vosso povo? Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação!

Evangelho

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Não basta conhecer, é preciso deixar que a nossa vontade esteja submissa à vontade do nosso Pai

“Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12,49).

Eu fico muito feliz quando escuto esse Evangelho! Para alguns, ele parece confuso, mas para mim é uma graça divina, porque a Palavra de Deus é graça.

Jesus está mostrando o que devemos fazer para pertencermos à família d’Ele. O Senhor nos quer íntimos e próximos d’Ele. Precisamos fazer parte da família de Jesus.

Sabemos que família faz toda diferença! Há a família em que nascemos, mas há a família que nos adota ou que adotamos. Deus nos adotou na família divina, e essa adoção precisa ser assumida na vida e na prática. Não podemos simplesmente levar às condições consanguíneas para pertencermos a uma família. Na cultura judaica, esse ponto era fundamental, pois levavam em conta as tribos que cada um fazia parte. Jesus era da tribo de Judá, e aqueles que faziam parte dessa tribo se sentiam como uma mesma e única família. Nos dias de hoje, a família Silva é a maior que tem. Mas quando é algo mais singular, o reconhecimento se faz pela questão do nome ou do sobrenome.

Em Jesus não é assim. A família d’Ele se conhece por aqueles que colocam em prática a vontade do Pai. Não é por quem foi batizado, crismado, não é por quem vai à Missa todos os dias ou por quem pertence a esse apostolado ou grupo.

Existem cristãos anônimos no mundo em que vivemos, os quais, muitas vezes, não são identificados às igrejas, aos grupos, mas vivem o Evangelho com a força da vida. Muitos estão lá em comunidades isoladas, em situações periféricas do mundo, mas são irmãos de Jesus, são parentes d’Ele, pertencem à família d’Ele.

É muito doloroso para nós que frequentamos a casa do Senhor, que ouvimos a Palavra do Senhor e, a cada dia, dizermos: “Esse eu não conheço”. Porque ouviu a Palavra de Deus, mas não a colocou em prática na vida.

Não basta conhecer, é preciso viver e praticar, é preciso fazer da Palavra de Deus o fio condutor de toda a nossa vida, é preciso deixar que a nossa vontade esteja submissa à vontade do nosso Pai. “Esse é meu irmão, minha irmã, é meu pai e minha mãe”, disse Jesus.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/estejamos-submissos-vontade-pai/?sDia=24&sMes=07&sAno=2018