
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 24/07/2021 – 16ª Semana do Tempo Comum | Sábado
Primeira Leitura
Primeira Leitura (Êx 24,3-8)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 3Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos. O povo respondeu em coro: “Faremos tudo o que o Senhor nos disse”. 4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra pelas doze tribos de Israel. 5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor. 6Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar. 7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos”. 8Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança, que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 49)
— Imola a Deus um sacrifício de louvor.
— Imola a Deus um sacrifício de louvor.
— Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. De Sião, beleza plena, Deus refulge.
— “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
— “Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Invoca-me no dia da angústia, e então te livrarei e hás de louvar-me.
Evangelho
Evangelho (Mt 13,24-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo” (Mateus 13,24).
É preciso dar muita atenção àquilo que Jesus está nos dizendo: o Reino dos Céus é a boa semente. É importante saber e ter consciência de que há a boa semente, mas há também a semente estragada ou a semente do joio. Você sabe que o joio é aquela erva daninha que só estraga a plantação?
Ora, primeiro a atenção para a semente do trigo, que é semeada no meio de nós. Deus nos semeou neste mundo para darmos o bom fruto do Reino de Deus; Ele nos semeou para sermos trigo, para sermos realmente do bem, fazermos o bem, porque Ele é o supremo bem. Por isso, como o filhos de Deus, precisamos manifestar Suas obras, manifestar a semente que está em nós e o fruto que a Palavra de Deus produz em nós.
É triste para o homem do campo quando ele lança as suas sementes, lança sua plantação e, no meio daquela plantação, junto aos bons frutos, à espiga começa que a brotar, ele vê sua plantação se perder porque tem mais joio do que trigo, do que a boa semente que ele lançou. O que o homem do campo vai fazer? Ele vai começar tentar salvar, pegar aquilo que ele pode salvar, ele vai tentar ainda ver o trigo, porque só o trigo que vai ter utilidade.
Deus nos semeou para sermos trigo, para sermos realmente do bem
No mundo em que estamos, muitas vezes, não dá nem para distinguir (o joio do trigo), porque, aparentemente, todo mundo é bom e maravilhoso, e não vamos sair julgando nem rotulando, mas vamos discernir primeiro em nós.
Num mundo confuso como o nosso, no mundo de aparências, tem coisa que parece que é joio, mas tem trigo. O mais duro é coisa que parece, que é semelhante ao trigo, mas quando vai ver é joio. Quando você coloca as duas sementes aqui na palma da sua mão, a semente do trigo e a semente do joio, você quase não consegue perceber a diferença, tem que apurar e depurar mesmo.
Então, no mundo em que estamos, muitas vezes, é difícil distinguir o bem do mal, porque há pessoas boas, às vezes, fazendo coisas más, e há algumas pessoas más que realizam algumas coisas boas, mas não podemos viver dessa aparência. O que é bom tem que ser bom, porque quando o que é bom se mistura com que é mau, fica mau. Essa é a verdade!
Deus não quer que sejamos mais ou menos trigo, temos que ser trigo, porque só o trigo é realmente o fruto que interessa. Você não quer nada que seja mais ou menos, você não quer um leite que seja mais ou menos leite; você não quer um fruto, seja lá qual for, que seja mais ou menos fruto. Você só vai comer aquele fruto se ele for realmente bom e íntegro. Também precisamos ser bons, íntegros e plenos; e nossas fraquezas não podem ser desculpas para o mal estar em nossa vida, não podemos praticar obras más, porque assim seremos confundidos e misturados com o joio, e o joio no seu tempo final será dispersado e queimado.
Somos da verdade, não podemos falar mentiras; somos do bem e não podemos fazer o mal aos outros, precisamos ser cada vez mais trigo, e trigo de boa qualidade, porque só o bom trigo é capaz de transformar o pior joio em trigo no Reino de Deus.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/transformemos-o-pior-joio-em-trigo-no-reino-de-deus/?sDia=24&sMes=07&sAno=2021