Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 28/09/2019 – 25ª Semana do Tempo Comum – Sábado
Primeira Leitura
Primeira Leitura (Zc 2,5-9.14-15a)
Leitura da Profecia de Zacarias.
5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.
7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Jr 31,10-13)
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!
— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:
— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.
Evangelho
Evangelho (Lc 9,43b-45)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia” (Lucas 9,44-45).
A verdade é que, muitas vezes, não compreendemos o que Jesus nos fala, porque nós só queremos compreender aquilo que nos agrada e é doce aos nossos ouvidos. É difícil compreender a correção, é difícil compreender quando nos chama à atenção, é difícil compreender quando, sobretudo, coisas negativas estão sendo anunciadas.
É Jesus que está dizendo em alto e bom tom: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Muitos diziam: “O Senhor não é Deus, não é o Cristo, não é o Messias. O Senhor será entregue nas mãos dos homens”.
Tudo o que não queremos é passar por contradições, é passarmos pelas vias negativas deste mundo.
Ser humilde não é ser bobo, não é aceitar tudo que vem dos outros nem sermos humilhados e maltratados
Para compreender bem, precisamos ser purificados e renovados. E é por meio da escola do sofrimento, da rejeição e das coisas negativas que aprendemos a nos tornar pessoas de bem, porque, por outro meio, se crescemos nas vaidades, se crescemos nas coisas deste mundo, tornamo-nos pessoas orgulhosas, soberbas, vaidosas quando o que nos salva é a humildade.
Jesus, o Servo sofredor, é o Senhor da humildade. É claro que ser humilde não é ser bobo, não é aceitar tudo que vem dos outros nem sermos humilhados e maltratados.
Ser humilde é não se colocar acima dos outros. Ser humilde é não humilhar os outros. Ser humilde é, muitas vezes, nos sujeitarmos às humilhações do mundo, mas saber que Deus está conosco em tudo aquilo que vivemos, passamos ou sofremos.
Jesus está anunciando o que se passa com Ele. O mistério da cruz, o mistério pascal não é compreendido nem aceito pelos Seus discípulos no primeiro momento, mas por nós, que somos os discípulos de hoje, quanto precisamos saber viver o momento pascal na nossa vida!
Não é só celebrar o Cristo no passado, porque o Cristo no presente continua sendo rejeitado, desprezado e não sendo amado. Para ser discípulo de Jesus é preciso entender as incompreensões humanas e não mergulharmos nas incompreensões, mas mergulharmos na cruz, no amor e na sujeição de Cristo à vontade do Pai.
Deus abençoe você!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/sejamos-sempre-humildes/?sDia=28&sMes=09&sAno=2019
