Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 28/09/2020

Liturgia Diária 28/09/2020 – 26ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

Salmo Responsorial (Sl 16)

Salmo Responsorial (Sl 16)

— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!

— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.

— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

Evangelho

Evangelho (Lc 9,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior” (Lucas 9,46).

Veja que discussão não é novidade, até entre os discípulos de Jesus havia discussões acaloradas e, muitas vezes, chegavam a ser discussões agressivas e, por vezes, por coisas tão insignificantes, mas quem está no olho do furacão, no olho da discussão quer achar sempre que tem razão, o que tem que prevalecer sempre é a sua opinião.

Na verdade, a discussão deles é a mesma nossa de cada dia. Se a discussão deles era sempre para saber quem é o maior, a nossa é para saber quem tem razão, quem manda mais, quem pode mais, quem sabe mais, quem é que prevalece. Então, estamos vendo as discussões entre marido e mulher, a discussão entre pais e filhos, entre amigos e inimigos, as discussões ideológicas, políticas, as discussões nas redes sociais, as discussões religiosas, que são frutos da soberba humana para prevalecer a razão e quem sabe mais.

E muitas das discussões são engraçadas, porque as pessoas pegam autoridades para se sentirem autoridades, dizem: “O Papa tal disse…” “O Papa Pio XII escreveu…” “O padre tal disse isso…” “O bispo disse aquilo…” “O cientista tal…”. Ou seja, quanto mais pessoas você cita, você acha que tem mais autoridade, que sabe mais, que é conhecedor e dono da razão.

Não perca o Reino de Deus por tamanha arrogância, mas ganhe-o pela grandeza da humildade

Vendo toda aquela discussão, a sabedoria do Mestre Jesus, que não discute e não perde tempo com esses entraves humanos, Ele simplesmente pegou uma criança, a levantou e disse: “Quem recebe essa criança em meu nome, é a mim que está recebendo”. Para receber o Reino dos Céus precisa não só receber a criança, mas receber quer dizer: assumir ter um coração de criança.

Aqui, chamo a atenção, primeiro, para cuidar das crianças com todo respeito e amor, mas, sobretudo, captar delas a pureza. Porque, se nós discutimos e brigamos, é porque não somos mais tão puros, mas, muitas vezes, queremos fazer prevalecer as nossas soberbas e vaidades. É preciso, primeiro, acolher a criança e o coração dela, porque aquele que entre vós for o menor, esse que é o maior para Deus.

Veja, o critério de Deus não é o critério do mundo. O critério do mundo é quem sabe mais, estudou mais, conheceu mais, quem tem mais. Já o Reino de Deus não, é quem é menor, mais humilde, mais simples, até o ignorante para Deus tem muito mais valor, tem muito mais prestígio (se o que nós gostamos é prestígio).

Não é a arrogância e nem o achar saber que nos fazem prevalecer no coração de Deus, mas aquela humildade destoante que nos faz abaixar a cabeça para ouvir de verdade o Mestre Jesus e não perdermos tempo em discussões tolas, ignorantes e arrogantes.

Não perca o Reino de Deus por tamanha arrogância, mas ganhe-o pela grandeza da humildade. As crianças têm muito a nos ensinar!

Deus abençoe você!    

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/ganhemos-o-reino-de-deus-pela-grandeza-da-humildade/?sDia=28&sMes=09&sAno=2020