Rua Ângelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br

Papa recorda Madre Cabrini: amor e inteligência em prol dos migrantes

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco enviou uma Carta Pontifícia às Missionárias do Sagrado Coração de Jesus (Cabrinianas), reunidas em Chicago (EUA) para sua Assembleia Geral e para comemorar o centenário da morte de Santa fundadora Francisca Cabrini, padroeira dos migrantes.

Para Francisco, os cem anos da morte de Santa Cabrini é um dos eventos principais que marcam este ano o caminho da Igreja, seja pela grandeza de sua figura, seja pela atualidade do seu carisma e da sua mensagem, não só para a comunidade eclesial, mas para toda a sociedade.

O Papa recorda que a Santa italiana acolheu de Deus uma vocação missionária que, naquele tempo, era singular: formar e enviar para todo o mundo mulheres consagradas, não simplesmente como auxiliadoras de institutos religiosos masculinos, mas com um carisma próprio de consagração feminina. Hoje, as cabrinianas – como são conhecidas – atuam em vários países, inclusive no Brasil.

O Pontífice ressalta a dedicação total e inteligente de Santa Cabrini aos emigrantes que da Itália partiam para o Novo Mundo e, portanto, a atualidade deste carisma diante dos grandes fluxos migratórios. Em especial, a Santa une a atenção às situações de maior pobreza e fragilidade a uma lúcida sensibilidade cultural, oferecendo o caminho para uma integração plena.

“As grandes migrações atuais necessitam de um acompanhamento repleto de amor e inteligência, como o que caracteriza o carisma cabriniano, em vista de um encontro de povos que enriqueça a todos e produza união e diálogo e não separação e hostilidade.”

Francisco exorta as missionárias, religiosas e leigas, a resgatarem os ensinamentos de sua Fundadora e a aplicá-los no atual contexto social. E conclui:

“Da minha parte, com vivo afeto lhes garanto a recordação e a oração, seja porque a figura de Madre Cabrini sempre me foi familiar, seja pela especial solicitude que dedico à causa dos migrantes.”

(from Vatican Radio)

 

Fonte: Site Vaticano: http://www.news.va/pt/news/papa-recorda-madre-cabrini-amor-e-inteligencia-em

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.