Rua Ângelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Destaques, Notícias gerais › 02/05/2017

Sociedade participativa é tema de Plenária no Vaticano

Cidade do Vaticano (RV) – Concluiu-se esta terça-feira (02/05), no Vaticano, a Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, sobre o tema “Rumo a uma sociedade participativa: novos caminhos para a integração social e cultural”.

As diretrizes para os trabalhos foram dadas pelo Papa Francisco, que enviou aos membros da Pontifícia Academia uma mensagem especial. Primeiramente, foram definidos os conceitos de participação, luta à exclusão e integração. A participação, por exemplo, pode ser institucional ou espontânea. A exclusão pode ser ativa ou passiva, como no caso de uma forte crise econômica.

Fragmentação social

A Plenária evidenciou a preocupação com o difundir-se da fragmentação social e da incapacidade dos sistemas políticos de governar a sociedade. Esses dois fenômenos se difundem em muitos países e criam situações de forte desintegração social, em que se torna sempre mais difícil realizar formas de participação social inspiradas em princípios de justiça, solidariedade e fraternidade.

Na raiz desta desintegração, está a crise da representação política, as crescentes desigualdades sociais, os desequilíbrios demográficos, as migrações e o elevado número de refugiados, o papel ambivalente das tecnologias da informação e comunicação e os conflitos religiosos e culturais.

Abismo entre ricos e pobres

“Certamente, o fator mais significativo que atua contra a participação social é a crescente desigualdade social entre as restritas elites e a massa da população”, lê-se no comunicado divulgado ao final da Plenária, destacando o enfraquecimento da classe média na Europa e na América, e o seu reforçamento na Índia e na China.

No comunicado, se reafirma que a sociedade participativa é aquela que afirma e promove os direitos humanos, na consciência de que a legislação sobre os direitos humanos não pode realizar qualquer projeto utópico de transformação social, mas somente  criar as condições positivas em que as pessoas e os grupos podem agir de modo ético.

(from Vatican Radio)

Fonte: Site Vaticano: http://www.news.va/pt/news/sociedade-participativa-e-tema-de-plenaria-no-vati

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.