Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 31/01/2021

Liturgia Diária 31/01/2021 – 4º Domingo do Tempo Comum

Salmo Responsorial (Sl 94)

Salmo Responsorial (Sl 94)

— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

— Vinde, exultemos de alegria no Senhor,/ aclamemos o Rochedo que nos salva!/ Ao seu encontro caminhemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebremos!

— Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra,/ e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/ Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/ e nós somos o seu povo e seu rebanho,/ as ovelhas que conduz com sua mão.

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/ “Não fecheis os corações como em Meriba,/ como em Massa, no deserto, aquele dia,/ em que outrora vossos pais me provocaram,/ apesar de terem visto as minhas obras”.

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Cor 7,32-35)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido.

35Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Mc 1,21-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei” (Marcos 1,21-22).

A primeira coisa que queremos, hoje, é ser ensinados por Jesus; em outras palavras, queremos aprender com Ele, e para aprender precisamos permitir que Ele nos ensine.

Sabe, muitas pessoas não aprendem, porque não se permitem ser ensinadas. Muitas pessoas não mudam sua forma de ser, de se comportar, de agir, de lidar com as realidades, porque não se permitem aprender. Por ignorância, acham que já sabem ou, por orgulho, não precisam saber, e levam a vida a perder, porque não querem aprender.

Permitamos que Jesus nos ensine, permitamos que a sabedoria d’Ele nos mostre a luz e a direção que nossa vida precisa ter.

O ensinamento de Jesus é com autoridade. Ele não ensina apenas com teorias, como quem conhece, mas ensina com a vida, por isso Seus ensinamentos mudam as realidades. Permitamo-nos vencer a nossa ignorância, o nosso orgulho, a nossa soberba para aprendermos com o Mestre Jesus.

Precisamos ter a autoridade que vem de Jesus para expulsarmos da nossa vida os espíritos malignos

A segunda coisa que precisamos é saber que Jesus expulsa os espíritos maus. Quantos espíritos malignos, perversos e enganadores estão no meio de nós! Eles estão nos usando e nós nos permitindo ser usados por esses espíritos maus. Porque se há quem ensine o que é bom, infelizmente há quem ensine o que é mau; e quanta coisa má está sendo ensinada e passada para nós e para os nossos filhos!

Há muita gente para ensinar as pessoas a beber, a se perder na bebida, no espírito do alcoolismo, mas há poucos espíritos tomados pela autoridade de Jesus para libertar as pessoas, por exemplo, de um mau caminho. Há pessoas que facilmente são tomadas pelo espírito da inveja, do ódio, do rancor e do ressentimento. Há os espíritos que ensinam os outros a fofocar, a falar mal dos outros.

Quando Jesus chega, Ele expulsa esses espíritos perversos, e por isso eles gritam: “Você veio aqui para nos destruir!”. Realmente, Jesus veio para destruir o que é perverso, maldoso e enganoso. Nós, infelizmente, deixamos que esses espíritos perversos convivam e estejam conosco, mas Jesus não, porque Ele sabe o mal que esses espíritos malignos produzem em nossa vida.

É por isso que os espíritos O obedecem, porque Jesus tem autoridade sobre eles, porque Jesus não tem convivência nem conveniência com nada que é do mal.

Hoje, precisamos aprender com o Mestre Jesus que não podemos conviver com o que é do mal, mas sim ter a autoridade que vem do Senhor para expulsarmos da nossa vida, do nosso lar e do nosso meio os espíritos malignos, perversos e enganadores.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/autoridade-de-jesus-vence-o-poder-dos-espiritos-maus/?sDia=31&sMes=01&sAno=2021