Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 30/01/2021

Liturgia Diária 30/01/2021 – 3ª Semana Comum | Sábado

Salmo Responsorial (Lc 1)

Salmo Responsorial (Lc 1)

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.

— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.

— E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Evangelho

Evangelho (Mc 4,35-41)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“‘Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?’” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’” (Marcos 4,38-39).

O grito dos discípulos de Jesus, parece o nosso grito em meio aos sufocos e tempestades da vida. Muitas vezes, nos envolvemos em tantas situações sufocantes e problemáticas na vida e parece que Deus não se importa conosco.

Preciso dizer o contrário: não tem ninguém que se importa mais conosco do que Deus, somos nós quem só nos importamos com Deus quando as coisas estão sufocando. Nem teríamos ido para aquela direção da vida, se tivéssemos escutado o Senhor, se tivéssemos dado atenção ao Senhor, se tivéssemos dado luz e direção à sabedoria de Deus.

Mesmo que as tempestades, as ventanias sejam fortes, mesmo que as ondas do mar se joguem sobre o barco da nossa vida, você pode ter certeza que o Senhor não nos abandona! Ainda que o nosso grito seja um grito de desespero: “Mestre, se importe conosco”, “Mestre, olhe para nós”, “Mestre, estamos perecendo”, é preciso apenas que escutemos a voz d’Ele que está gritando para as coisas que estão nos atormentando: “Silêncio! Cala-te!”.

Precisamos ouvir a voz do Mestre para que acalme tanta agitação e tensão que se acumula dentro de nós

É preciso dizer aos barulhos da alma e do coração: “Silêncio! Cala-te”; porque o que torna a nossa vida atordoante e tão atormentada são todos esses barulhos que gritam, que se agitam e se fomentam dentro de nós, são todos os devaneios que criamos, que alimentamos e deixamos crescer dentro de nós.

É preciso que a voz do Mestre, aquela voz poderosa, aja na natureza, sobretudo, nessa natureza humana que somos eu e você. Permitamos que a voz do Mestre acalme aquilo que está agitado dentro de nós.

Precisamos ouvir a voz do Mestre para que acalme tanta agitação e tensão que se acumula dentro de nós. É preciso ouvir a voz do Mestre para que toda a ansiedade que causa tanta contrariedade em nós, coloque-se no seu lugar.

Que não sejamos movidos pelo desespero, e sim pela fé e na confiança no Mestre Jesus, que cuida de nós em meio a toda e qualquer agitação. Coloquemos n’Ele a nossa confiança porque é Ele quem cuida de nós!

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/voz-mestre-acalma-nossas-agitacoes/?sDia=30&sMes=01&sAno=2021