Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 29/01/2021

Liturgia Diária 29/01/2021 – 3ª Semana Comum | Sexta-feira

Salmo Responsorial (Sl 36)

Salmo Responsorial (Sl 36)

— A salvação de quem é justo vem de Deus!

— A salvação de quem é justo vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

— É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho

Evangelho (Mc 4,26-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece” (Marcos 4,26-27).

O Reino de Deus acontece na paciência do tempo, acontece na serenidade do tempo. Ele não acontece com a impaciência do tempo. O Reino de Deus não acontece com a pressão que, muitas vezes, o tempo e o mundo exercem sobre nós.

Muitas vezes, perdemos o compasso de Deus porque queremos que Ele tenha o mesmo compasso do mundo. O mundo em que vivemos é o mundo da pressa e da ansiedade; ninguém mais espera, ninguém mais deixa a natureza acontecer, ninguém mais segue nem as leis naturais: semear, esperar crescer… tudo tem ficado muito artificial, e a vida humana, infelizmente, também, pois esta é movida pela pressa, movida pelo “aqui e o agora”, pela ansiedade das cobranças.

É preciso dizer que não fomos criados máquinas e não somos máquinas. É preciso dizer que a natureza humana não é como a natureza das máquinas, onde se aperta um botão, coloca-se um código e parece que tudo vem com solução.

Deus nos dê paciência, perseverança e humildade para vencermos, sobretudo, a ansiedade da alma

A vida humana é como precisa ser e deve ser o Reino dos Céus: você espalha a semente, você vai dormir, você vai acordar, e no seu tempo vai ver a semente crescer e produzir seus frutos. Muitos de nós perdemos o Reino dos Céus, porque perdemos a paciência, a sobriedade e a serenidade da espera, do deixar agora, do deixar Deus trabalhar em nós.

Pai e mãe não podem ter pressa em esperar, por exemplo, o crescimento dos filhos. São as etapas que são vividas, e cada etapa é vivida no seu tempo. Hoje, estão apressando as nossas crianças a se tornarem adultos antes da hora, estão apressando as nossas crianças a perderem o gosto pela infância, por aquilo que é próprio dessa idade. Hoje, estão tirando as pessoas do seu tempo, do seu momento para viver aquilo que não é próprio de cada tempo.

Criança tem que ser criança, jovem tem que ser jovem e adulto ser adulto. É assim que Deus nos olha, é assim que a natureza acontece. O mundo estremece quando não seguimos a lógica da vida, mas pegamos a lógica do mundo e, muitas vezes, depreciamos a ação da natureza divina em nós.

Não nos esqueçamos: a semente é pequena como um grão de mostarda, apreciada, cuidada e valorizada. Mesmo parecendo insignificante, se ela é cuidada, no seu tempo vai produzir o melhor dos frutos.

Deus nos dê paciência, perseverança e humildade para vencermos, sobretudo, a ansiedade da alma, do coração e dos tempos.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/o-reino-de-deus-acontece-na-paciencia-tempo/?sDia=29&sMes=01&sAno=2021