Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 30/05/2020

Liturgia Diária 30/05/2020 – 7ª Semana da Páscoa | Sábado

Salmo Responsorial (Sl 10)

Salmo Responsorial (Sl 10)

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

Evangelho

Evangelho (Jo 21,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo” (At 28,30-31).

Estamos às vésperas de Pentecostes. Celebraremos a graça de Pentecostes na grande Vigília desta noite, e o prometido do Pai, que é o Seu Espírito, é dado a nós.   

A reflexão da Liturgia de hoje chama-nos à atenção para essa parte final dos Atos dos Apóstolos onde Paulo está recolhido. Aquele Paulo, homem cheio do Espírito Santo, da ousadia e da coragem; Paulo que foi preso, abatido, que foi julgado e condenado. Paulo estava há dois anos numa casinha alugada, vivendo no seu cantinho, mas cheio do poder do Espírito.

É importante entendermos isso: a ousadia do Espírito não é só quando reunimos multidões ao redor de nós, quando milhares de pessoas estão clamando; é uma graça, é o Espírito de Deus agindo, mas Este age também no recolhimento, no silêncio, age naquele que está diante da presença d’Ele com a mesma coragem, ousadia, com o mesmo destemor e parrésia.

No silêncio da sua casa, no recolhimento do seu canto, viva a ousadia do Espírito Santo

Temos tantos exemplos, no mundo, de pessoas que viveram a ousadia de pregar o Evangelho, mas, depois, se dedicaram ao silêncio de serem conduzidos pelo Espírito.

Olho o recolhimento do amado Papa Bento XVI, que fez tanto bem à Igreja, mas está como Paulo recolhido no seu canto. Olhemos quantos nos pregaram a fé, trouxeram-nos a fé. Olhemos para os nossos pais e avós, olhemos para nós, na situação que estamos vivendo, há uma pandemia no ar, mas o que não há e ninguém pode tirar é a parrésia do Espírito.

No silêncio da sua casa, no recolhimento do seu canto, onde quer que você esteja, viva a ousadia do Espírito.

Não entenda infusão do Espírito Santo com histerismo e gritaria; não confunda ser cheio do Espírito Santo com falar sem parar; não confunda ousadia do Espírito somente com entusiasmo frenético. É muito mais do que isso, o Espírito age na sobriedade, na serenidade e na seriedade da vida no silêncio, mas que se deixa embebedar, encher-se e embriagar-se da graça do Espírito.

Como Paulo, que falou a tantos, mas agora fala a um e a outro na mesma ousadia, no mesmo poder, no mesmo dom do Espírito, é esse Espírito que todos nós clamamos e desejamos para viver não na euforia, mas na intimidade na qual Ele transforma a nossa vida.

Deus abençoe você!        

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/o-espirito-santo-age-no-silencio/?sDia=30&sMes=05&sAno=2020