Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 31/05/2020

Liturgia Diária 31/05/2020 – Solenidade de Pentecostes | Domingo

Salmo Responsorial (Sl 103)

Salmo Responsorial (Sl 103)

— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai.

— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras!/ Encheu-se a terra com as vossas criaturas!

— Se tirais o seu respiro, elas perecem/ e voltam para o pó de onde vieram./ Enviais o vosso espírito e renascem/ e da terra toda a face renovais.

— Que a glória do Senhor perdure sempre,/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/ Hoje lhe seja agradável o meu canto,/ pois o Senhor é a minha grande alegria!

Segunda Leitura

Segunda Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho

Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam” (At 2,1-2). 

Meus irmãos e irmãs, por todo o mundo seja proclamado: hoje é o dia de Pentecostes! É uma festa judaica de origem muito antiga, que tinha um outro significado, mas que assumiu o seu significado pleno com a vinda do Espírito Santo.

É o dia em que celebramos a vinda do Espírito sobre nós. Se antes era a festa das colheitas, agora é a festa da colheita da Palavra de Deus em nossa vida, porque Aquele que semeia e nos faz colher e semear a Palavra é o Espírito.  

É o Espírito que agiu em Jesus, o Espírito O criou e ungiu. Jesus, que foi aos Céus para nos dar Aquele que o Pai nos prometeu, quer que todos nós sejamos cheios do Seu Espírito para vivermos no Seu nome, para anunciarmos o Seu nome, para proclamarmos no poder, na autoridade e na unção do Espírito, essa mesma graça.

A graça de Pentecostes não é uma mágica que acontece na vida de uma pessoa, mas o contrário, pois a graça de Pentecostes é a transformação espiritual da vida da pessoa, que começa no dia do seu batismo. Posso dizer que começa até antes disso, porque, ainda no ventre, a mãe vai orando pela criança. Dessa forma, ela já vai se abrindo para essa graça, e depois é levada para ser batizada.

O que recebemos é o Espírito Santo, mas o Pentecostes na vida vai se desenvolvendo e acontecendo. O Pentecostes é um incessante ruminar do Espírito de Deus em nós.

Não recebemos o Espírito num dia e, pronto, já estamos cheios, temos o Espírito Santo, somos donos d’Ele e fazemos com Ele o que quisermos! É o contrário, porque não somos nós que recebemos o Espírito, mas é o Espírito que nos recebe para sermos transformados e conduzidos por Ele a cada dia.   

O Pentecostes é um incessante ruminar do Espírito de Deus em nós

A sequência da leitura de hoje é, justamente, porque, a partir de agora, os atos desses apóstolos, que eram antes temorosos e medrosos, vão ser atos do Espírito. É o Espírito que vai conduzir, dirigir, iluminar, abençoar, puxar e levar adiante.

Não há graça maior para um homem e para uma mulher, para cada um de nós, do que sermos cheios do Espírito Santo. Que graça podermos nos abrir, todos os dias, para vivermos o Pentecostes!

Há o Pentecostes individual e pessoal, onde, na nossa intimidade, buscamos essa graça para a nossa vida: viver a vida conduzida e iluminada pelo Espírito. Mas não há Pentecostes individual se ele não for eclesial, se não for vivido em comunhão com os outros, porque o Espírito não conduz para a individualidade, mas para a comunidade e a unidade, para vivermos com os outros. Por isso, estavam todos reunidos no mesmo lugar.

Muitos de nós queremos viver Pentecostes do nosso jeito, cada um pegando o Espírito e fazendo d’Ele o pacote que quisermos, mas todos nós devemos ser empacotados no mesmo Espírito, para Ele conduzir a casa, a comunidade, a Igreja e a sociedade.

Precisamos deixar que o Pentecostes seja mais do que falar do Espírito, mas deixar que Ele fale em nós para nos conduzir a vivermos em nós a transformação que Deus deseja a cada um.

Um feliz e abençoado Pentecostes para todos!

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/vivamos-o-pentecostes-todos-os-dias/?sDia=31&sMes=05&sAno=2020